Brasil

Polícia Federal desencadeia operações contra extração e comércio ilegal de ouro

Empresário suspeito de utilizar empresas de fachada é alvo das investigações

Por Redação

07/07/2023 às 11:55:52 - Atualizado há
Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) deflagrou duas operações com o objetivo de combater a extração e o comércio ilegal de ouro, evidenciando um esquema sofisticado de atividades ilícitas. As ações foram realizadas nos estados do Rio de Janeiro e Roraima, revelando um mercado clandestino que movimentou milhões de reais em ouro contrabandeado.

Em Roraima, a PF desencadeou a Operação Vanglória, que tem como alvo um grupo suspeito de utilizar empresas de fachada para operações ilegais no comércio de ouro. Segundo as investigações, as atividades ilícitas movimentaram mais de R$ 80 milhões. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela 4ª Vara da Justiça Federal de Roraima. A origem das investigações remonta a uma denúncia envolvendo um empresário da Guiana, que estaria envolvido na exploração de garimpos em seu país.

No Brasil, o empresário seria o proprietário de uma empresa de alimentos, porém, segundo a PF, o endereço registrado funciona como uma concessionária de veículos. Suspeita-se que o empresário esteja movimentando valores por meio de outras empresas de fachada, utilizando um sócio brasileiro como intermediário. Uma dessas empresas, que não possui atividade no endereço registrado, teria movimentado mais de R$ 60 milhões no comércio de insumos hospitalares.

Foto: Reprodução

A PF investiga a origem dos valores movimentados, buscando esclarecer se estão relacionados ao contrabando de ouro da Guiana ou se o empresário está explorando ilegalmente minas em áreas indígenas no estado de Roraima. Essas atividades ilícitas representam uma ameaça tanto ao meio ambiente quanto à soberania nacional.

No Rio de Janeiro, a Operação Mercúrio foi desencadeada para combater a exploração e extração ilegal de ouro na região de Trajano de Moraes, no norte do estado. Durante as diligências, a PF flagrou um homem realizando a extração ilegal de ouro no rio Grande, utilizando mercúrio, um metal pesado que pode causar danos ambientais significativos. O suspeito foi preso em flagrante, e foram apreendidos a embarcação, o material utilizado e o celular do indivíduo. Ele poderá responder por crimes ambientais, usurpação de bem público da União e outros crimes relacionados.

As operações da Polícia Federal demonstram o empenho em combater a exploração ilegal de recursos naturais, o contrabando e outras práticas criminosas que ameaçam o meio ambiente e a segurança nacional. A extração e o comércio ilegal de ouro são atividades que demandam uma fiscalização rigorosa, a fim de garantir a proteção dos recursos naturais e a preservação dos ecossistemas. A PF continuará trabalhando incansavelmente para coibir essas práticas ilícitas e responsabilizar os envolvidos.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias