Segurança Pública

Segunda Fase da Operação Ex-Imperium: Polícia Civil Prende Padrasto por Homicídio e Enteado por Tráfico de Drogas em Palmas

Detenções estão relacionadas a um assassinato ocorrido no início deste ano na capital tocantinense.

Por Redação

06/09/2023 às 19:00:00 - Atualizado há
Foto: Luiz de Castro

Na manhã desta quarta-feira, 6 de setembro, a Polícia Civil, por meio da 1ª Divisão Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (1ª DHPP Palmas), deflagrou a segunda fase da Operação Ex-Imperium, resultando na prisão de um indivíduo de 29 anos, cunhado da vítima Francivaldo Lima Silva, de 29 anos, que foi morto a tiros no dia 8 de abril deste ano, na região sul de Palmas. O caso chocante envolveu múltiplos disparos de arma de fogo.

A detenção ocorreu no cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão, todos executados na residência onde o crime ocorreu. Além disso, a operação resultou na prisão em flagrante por tráfico de drogas de um jovem de 21 anos, enteado do suspeito preso hoje. Durante a ação, foram apreendidas porções de drogas e material relacionado à embalagem de entorpecentes, configurando o crime de tráfico.

Este é o segundo indivíduo detido em relação a este caso. Na primeira fase da operação, realizada em 7 de junho deste ano, um homem de 22 anos, membro de uma facção criminosa e autor dos disparos que tiraram a vida de Francivaldo, foi preso na cidade de Redenção, no Pará, graças a uma operação conjunta das Polícias Civis do Tocantins e do Pará.

Foto; Luiz de Castro

Na primeira etapa da operação, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa do cunhado de Francivaldo, que fugiu para a cidade de Palestina do Pará após o crime. As evidências coletadas nessa fase permitiram identificar o envolvimento do cunhado no homicídio. Antes de ser alvejado a tiros, o cunhado tentou esfaquear Francivaldo durante um confronto. O cenário se desenrolou no quintal da residência, onde Francivaldo acabou sendo atingido por seis disparos de arma de fogo, realizados pelo membro da facção criminosa que estava presente na casa. Esse indivíduo foi preso na primeira fase da operação.

O crime em questão aconteceu durante uma confraternização realizada na casa da cunhada de Francivaldo, onde os presentes estavam consumindo álcool e drogas. Tudo começou com uma discussão entre Francivaldo e sua esposa, motivada por ciúmes. O membro da facção criminosa, que também participava da festa como convidado, acabou se envolvendo na discussão junto com o cunhado de Francivaldo.

Testemunhas relataram que Francivaldo e o cunhado entraram em uma briga física, na qual o cunhado sacou um canivete em uma tentativa de agressão. Após essa sequência de eventos, Francivaldo foi encurralado no quintal da casa, onde o cunhado e o membro da facção criminosa abriram fogo contra ele. A esposa da vítima tentou intervir, mas sem sucesso, e correu para outro local da casa.

Antes de fugir do local do crime, o cunhado, mesmo com a vítima caída no chão, chutou a cabeça de Francivaldo. O cunhado fugiu de moto, enquanto o autor dos disparos deixou a cena em um carro preto.

Foto: Luiz de Castro

Uma descoberta notável durante as investigações foi que a residência onde ocorreu o crime tinha um sistema de câmeras de segurança, mas as câmeras haviam sido removidas do local. "Tentamos recuperar as imagens, mas a esposa do homem preso hoje afirmou que as câmeras não estavam funcionando no dia do crime. Isso nos levanta suspeitas, pois, se ele fosse inocente, teriam interesse em mostrar as imagens", destacou o delegado Eduardo Menezes, responsável pelas investigações.

Os indivíduos presos nesta quarta-feira foram conduzidos à 1ª DHPP para serem interrogados e, em seguida, serão encaminhados para uma unidade prisional em Palmas, onde ficarão à disposição da Justiça. O indivíduo preso na primeira fase em Redenção, Pará, também será transferido para a mesma unidade prisional.

O inquérito policial deverá ser concluído nos próximos dias e encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para as medidas legais cabíveis. Com essa ação, a 1ª DHPP Palmas registra um total de 56 prisões realizadas nos primeiros nove meses deste ano.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia