SaĂșde oxigĂȘnio

Capacidade de produção de oxigênio por empresas aumentou em até 200%

Por GG Notícias

25/03/2021 às 17:24:59 - Atualizado hĂĄ

A AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria (Anvisa), publicou, nesta quinta-feira (25) um levantamento que aponta que, graças à flexibilização dos procedimentos e regras por parte da agĂȘncia, as empresas conseguiram ampliar a produção e o envase do gĂĄs em até 200%.

Também nesta quinta, uma nova empresa recebeu a permissão para operar no mercado brasileiro. Para produzir, envasar ou praticar o enchimento de oxigĂȘnio medicinal é preciso ter uma autorização de funcionamento obtida juntamente à agĂȘncia.

AudiĂȘncia

Uma audiĂȘncia pĂșblica na Câmara dos Deputados discutiu o risco de desabastecimento de oxigĂȘnio e seus impactos sobre o atendimento de pacientes de CoronavĂ­rus. O assessor especial da secretaria executiva do Ministério da SaĂșde Ridauto Fernandes, destacou que o problema maior estĂĄ nas unidades de saĂșde no interior. "Pequenos hospitais não tĂȘm dispositivos criogĂȘnicos para receber oxigĂȘnio lĂ­quido. Por causa desta natural falta de estruturação estas unidades dependem de oxigĂȘnio gasoso", alertou.

O secretĂĄrio de Atenção Especializada à SaĂșde do Ministério da SaĂșde, Luiz OtĂĄvio Duarte, afirmou que foi encaminhada orientação aos secretĂĄrios estaduais e municipais de saĂșde de que cobrassem planos de contingĂȘncia das empresas contratadas para fornecer oxigĂȘnio.

Duarte defendeu a atuação da pasta na crise de desabastecimento de oxigĂȘnio em Manaus no inĂ­cio do ano. O então ministro da SaĂșde, Eduardo Pazuello, é investigado pela Procuradoria-Geral da RepĂșblica para apurar suas responsabilidades por este episódio.

O secretĂĄrio de saĂșde do Tocantins, Edgar Tolini, informou que o consumo de oxigĂȘnio aumentou até seis vezes no estado e concordou que o problema estĂĄ ocorrendo em todo o paĂ­s. "Acho que é uma opção usar não só os tanques de oxigĂȘnio como outro vasilhame", propôs.

Painel

Nesta semana a Anvisa passou a disponibilizar os dados da produção, envase e distribuição de oxigĂȘnio em seu site. Os primeiros dados, relativos ao perĂ­odo de 13 a 17 de março, trazem um universo de 100 empresas atuando na produção de oxigĂȘnio. Do total fornecido, 71,7% eram de companhias privadas, 25,9% de instituições pĂșblicas e 2,46% de distribuidoras.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia