Saúde Saúde

Tempo seco pode aumentar e agravar síndromes respiratórias

Profissionais de saúde alertam população sobre necessidade de cuidados individuais

Por Fernanda Cappellesso com informações da assessoria de imprensa

27/07/2021 às 11:10:40 - Atualizado há

O tempo seco em Palmas e a pandemia do coronavirus podem agravar os sintomas e aumentar o número de pessoas com síndromes respiratórias. Por este motivo, profissionais de saúde orientam a população a continuar seguindo as medidas preventivas e mantenha os cuidados individuais para evitar qualquer tipo de infecção respiratória.

Dados extraídos do Sistema de Informação da Atenção Básica Sisab e-SUS, de 1° de janeiro a 26 de julho, apontam que foram registrados 63 mil atendimentos de pessoas com síndromes gripais em Palmas. No grupo estão inclusos coronavírus, gripes, resfriados. Deste número, cerca de 57 mil atendimentos foram realizados nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e cerca de seis mil nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas).

O gerente das Linhas de Cuidados da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Ilton Júnior Batista, conta que, com a baixa umidade do ar, muitas doenças respiratórias podem causar sintomas parecidos com a infecção por Covid-19.Segundo ele, os pacientes que apresentarem sintomas gripais precisam passar por uma consulta individualizada para realizar, por meio de exames e outras avaliações, o diagnóstico e tratamento adequado.

"É importante que as pessoas levem a sério os sintomas. Mesmo que de fato não seja uma infecção pelo novo coronavírus, pode ser uma asma que ainda não foi tratada e que pode causar complicações futuras", ressalta ele.


Influenza


O gerente ainda relata que, a população a partir de seis meses de idade deve ser imunizada contra a influenza (H1N1). Ele explica que a vacina contribui para proteger contra as cepas do vírus influenza, reduzindo o risco do indivíduo contrair a doença.

"É fundamental conscientizar as pessoas sobre a importância desta vacina, sobretudo neste momento em que vivemos. Todos os anos, o vírus Influenza infecta grande parte da população, podendo gerar quadros cujo agravamento pode até mesmo levar à hospitalização."

Os usuários que forem receber a aplicação da vacina contra a Influenza podem buscar uma das 24 Unidades de Saúde da Família (USFs) para realizar o serviço. Para se vacinar é necessário portar o cartão de vacina e documento com foto. A Semus reforça que quem vacinou contra a Covid-19 deve aguardar 15 dias para receber a dose do imunizante contra a Influenza.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia