Saúde Saúde Mental Infantil

Aprenda a identificar sinais de sofrimento emocional nas crianças

Não é birra! Mudanças de comportamento em crianças durante o isolamento social podem indicar problemas emocionais mais graves

Por Assessora de Imprensa

21/04/2021 às 09:19:42 - Atualizado há
Reprodução

Muitas crianças apresentaram mudança de comportamento durante o isolamento social - episódios de choro, birra, o retorno do xixi na cama, entre outras situações. Teimosia ou doença emocional? Muitas vezes, o que parece apenas manha é, na verdade, um sinal de sofrimento emocional grave. A especialista do Núcleo Infantojuvenil da Holiste Psiquiatria, a psicóloga Alice Munguba, e a pediatra Dra. Jocete Fontes, vão esclarecer os fatores psicológicos no adoecimento infantil na próxima quarta-feira (28), às 19h30, no instagram @HolistePsiquiatria.

O bate-papo abordará as principais dúvidas dos pais e também apontará quando é a hora de buscar ajuda profissional. "A pandemia tem agravado situações que já existiam e também tem sido um ambiente propício para o surgimento de novos sintomas como: crianças com TOC de limpeza, com tique nervoso, com crises de ansiedade, com medos mais intensos, falta e/ou excesso de apetite e a dificuldade para dormir que é recorrente em adolescentes que trocam o dia pela noite", adianta Alice Munguba.

Com o convívio mais intenso, o isolamento em casa também está possibilitando que muitas famílias prestem mais atenção em manias, comportamentos recorrentes ou atrasos no desenvolvimento que acendem o sinal de alerta para quadros de transtornos mentais na infância. "É preciso estar atento aos indícios: Ideias perturbadas, comportamentos agressivos (consigo mesmo ou com o outro) sem causa específica, alteração alimentar, dificuldade de socialização, dificuldade em passar adiante nas etapas do desenvolvimento", explica a psicóloga.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias