Goiás Cultura

Cia Quase Cinema inaugura Centro de Estudos das Sombras com cursos online e gratuitos

Inscrições online já estão abertas para os cursos do Centro de Estudos das Sombras, que inicia suas atividades no dia 19 de março

Por GG Notícias

11/03/2022 às 16:00:00 - Atualizado há

A Cia. Quase Cinema inaugura neste mês uma programação do Centro de Estudos das Sombras, com cursos híbridos online/presenciais e gratuitos para especialização na técnica e na arte do Teatro de Sombras. Estética lúdica que explora novas maneiras de contar histórias no palco e para além dele, o teatro de sombras e a própria companhia se reinventaram ao longo da pandemia, explorando maneiras de chegar ao público também pelo digital.

Uma dessas novas formas de se aproximar e compartilhar a arte do teatro de sombras chega agora com a abertura do Centro de Estudos das Sombras. Através de oito cursos de formação online e presenciais ao longo do ano, residência artística e ainda três espetáculos, a Cia. Quase Cinema cumpre sua missão de fomentar, produzir espetáculos e formar novos artistas nessa arte milenar. O primeiro curso na programação é "Teatro de Sombras para iniciantes - Origem e primeiros passos", que inicia no dia 19 de março e está com inscrições abertas no site da companhia (link abaixo).

"O Centro de Estudos das Sombras é um espaço de intercâmbio do teatro de sombras na pesquisa, produção, montagem, performances, cinema, educação, dança e artes visuais. Um território das sombras que conecta os apaixonados por essa arte milenar através da troca dos saberes.", contam os realizadores.

Especializada em Teatro de Sombras e responsável pelo Festival Internacional de Teatro de Sombras, a Cia. Quase Cinema apresenta este projeto como uma proposta de continuidade das ações que a Cia Quase Cinema realiza na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, com a importante parceria do LATA/UnB (Laboratório de Teatro de Formas Animadas, da Universidade de Brasília) , apoio da ABTB/UNIMA (Associação Brasileira de Teatro de Bonecos/Union Internationale de la Marionette - Brasil). Esse projeto foi contemplado no PROAC DIRETO.


SERVIÇO | Centro de Estudos das Sombras

TEATRO DE SOMBRAS PARA INICIANTES - ORIGEM E PRIMEIROS PASSOS

Dias 19 / 20 e 26 / 27 de Março

Horário: 9h - 12h

INSCREVA-SE: https://forms.gle/4bVm8vHna7KjfaZi6

GRATUITO


O teatro de sombras é uma técnica milenar que é pouco conhecida pelo grande público e muitos artistas desejam investigar os segredos desta arte. O curso apresentará os princípios que norteiam uma montagem com essa técnica teatral, além disso, conheceremos a origem e os caminhos que trouxeram o teatro de sombras até os dias de hoje e mostraremos os primeiros passos para a montagem de um espetáculo de teatro de sombras.


Espetáculo "A Floresta que Habita em Nós"


O primeiro espetáculo acontece no Dia Internacional do Teatro de Animação, com a exibição do espetáculo "A Floresta que Habita em Nós", em formato online e gratuito.

Data: 21 de março

Horário: 20h

Virtual | Exibição no canal da Cia Quase Cinema


Maiores informações:

https://centroestudosombra.wixsite.com/centrodassombras

Redes Sociais

Instagram: https://www.instagram.com/centro_de_estudos_das_sombras/

Facebook: https://www.facebook.com/CentrodeEstudosdasSombras/


Saiba mais sobre os outros cursos:


ILUMINAÇÃO PARA TEATRO DE SOMBRAS

Criação, concepção e construção de equipamentos de iluminação para o teatro de sombras. Serão convidados pesquisadores/as do teatro de sombras que tem como foco a pesquisa do equipamento de luz e que também sejam iluminadores/light designers onde possam compartilhar seus conhecimentos sobre o universo da luz no teatro de sombras.


DRAMATURGIAS DO TEATRO DE SOMBRAS

A cada encontro uma nova forma de tratamento para a montagem de espetáculo de teatro de sombras. Cada companhia de teatro de sombras desenvolve sua forma única de conceber seus trabalhos com essa linguagem. Aqui, teremos contato com as diferentes pesquisas no campo da dramaturgia.


CRIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE SILHUETAS


A criação das silhuetas/bonecos para o teatro de sombras passa por conhecimento dos elementos estético próprio desta arte milenar e pesquisa de materiais diversos, aqui neste curso iremos conhecer os caminhos possíveis para criar personagens e criaturas de sombras para montagem de espetáculo de teatro de sombras.


TEATRO DE SOMBRAS NA EDUCAÇÃO

O Curso de Teatro de Sombras na Educação tem como objetivo introduzir o professor/pesquisador/artista na atualização do teatro de sombras como ferramenta lúdica na educação.


TEATRO DE SOMBRAS NA RUA / INTERVENÇÃO NO ESPAÇO URBANO

A Cia Quase Cinema ministrará curso sobre teatro de sombras para a rua. Há 20 anos o grupo pesquisa o espaço urbano como possibilidade poética/estética para intervenções urbanas, performance e espetáculos de teatro de sombras. Neste curso o grupo irá compartilhar suas descobertas e desafios em levar o teatro de sombras para o espaço urbano, com foco na dramaturgia das sombras gigantes projetadas na arquitetura


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM TEATRO DE SOMBRAS

Muitos artistas, atores e contadores de histórias pesquisam formas teatrais de contar histórias. A técnica do teatro de sombras tem se mostrado uma forma teatral que pode ser adaptada para contar histórias. Neste curso receberemos artistas que trabalham com o teatro de sombras para contarem suas histórias e que irão compartilhar suas pesquisas, desafios e soluções que encontraram nessa aventura.


TEATRO DE SOMBRAS E O AUDIOVISUAL

O curso trata da adaptação do teatro de sombras presencial para o vídeo, tendo como foco a realização de espetáculos nos espaços virtuais. Há companhias que durante o período de distanciamento produziram espetáculos exclusivamente para a telinha, não tendo sua versão presencial. Para entendermos melhor o surgimento dessa nova modalidade teatral/cinematográfica iremos receber pesquisadores/artistas que compartilharão suas pesquisas.


Centro de estudos das sombras

Cursos a partir de 19 de março de 2022

Modalidade: Online


Inscrições já abertas

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias