Internacional Incrível

Cientistas revivem planta de 32 mil anos, da era glacial

Esta é a planta mais antiga a ser regenerada, batendo o recorde anterior em cerca de 30.000 anos.

Por GG Noticias

23/04/2022 às 16:00:00 - Atualizado há
Esta é a planta mais antiga a ser regenerada, batendo o recorde anterior em cerca de 30.000 anos. Foto: Academia Nacional de Ciências / www.pnas.org

Uma equipe de cientistas internacionais reviveu com sucesso uma planta com flores de uma fruta de 32.000 anos enterrada em solo siberiano.

Em 2007, cientistas da Rússia, Hungria e Estados Unidos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla no nordeste da Sibéria.

Usando datação por radiocarbono, a idade das sementes foi estimada entre 20.000 e 40.000 anos, datando as sementes da época do Pleistoceno, compreendida há entre 2,588 milhões e 11,7 mil anos.


Esta é a planta mais antiga a ser regenerada, batendo o recorde anterior em cerca de 30.000 anos.

O recordista anterior é uma palmeira derivada de uma semente de 2.000 anos recuperada da antiga fortaleza de Massada, em Israel.

"Vários frutos imaturos foram encontrados a uma profundidade de 38 m em um conglomerado de sementes da toca de Duvanny Yar", escreveu uma equipe de cientistas da Academia Russa de Ciências no estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

"Sementes e frutos de Silene eram dominantes nesta toca e estavam em bom estado de preservação morfológica. A datação por radiocarbono mostrou que eles tinham 31.800 anos."

A equipe extraiu tecido das sementes congeladas, colocou-o em frascos e germinou com sucesso as plantas.

A equipe afirma que as plantas regeneradas de S. stenophylla são agora os organismos vivos mais antigos, viáveis ??e multicelulares.

Os cientistas são do Instituto de Biofísica Celular e do Instituto de Problemas Físico-químicos e Biológicos em Ciências do Solo da Academia Russa de Ciências.

Fonte: Só Notícia Boa
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia