Saúde Tocantins

LACEN-TO ministra cursos de diagnóstico laboratorial para municípios do norte do Estado

A capacitação abordou padronização sobre técnicas de diagnósticos conforme orientações do Ministério da Saúde

Por GG Notícias

19/04/2023 às 12:00:00 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Em busca de capacitar os profissionais para o diagnóstico preciso sobre hemoparasitoses, hanseníase e tuberculose, a equipe da unidade do Laboratório Central do Tocantins (LACEN-TO), de Araguaína realiza até o dia 20 de abril, dois cursos de investigação sobre esses agravos. A ação é voltada para a rede de laboratórios, que prestam serviço no Sistema Único de Saúde (SUS) e na rede privada do polo macro norte do Estado.

O curso tem como objetivo principal levar o aprimoramento e padronização das técnicas de diagnóstico sobre essas doenças (hanseníase, tuberculose, malária, leishmaniose e chagas), conforme a recomendação do Ministério da Saúde (MS), concedendo-lhes experiência e informações de importância, para as ações de controle e assistência que essas situações necessitam.

De acordo com o farmacêutico bioquímico, Klaubher Feitosa Silva Cruz, "a formação continuada da rede laboratorial do Estado é de grande relevância para a garantia da qualidade do diagnóstico dos agravos de importância em saúde pública e é papel do LACEN garantir essa qualidade através de supervisões e treinamentos da rede".

"Quando passamos para a ter acesso a esses novos conhecimentos, nos sentimos gratificantes, pois isso melhora o serviço e o atendimento aos pacientes na questão da agilidade dos resultados", comentou o diretor do laboratório do município de Wanderlândia, Venicius Cabral Pereira.

Sobre o curso

A capacitação está sendo ministrada pelas profissionais do setor de Controle e Qualidade de Lâminas da unidade do LACEN de Araguaína e conta com a participação dos profissionais dos municípios de Araguaína, Wanderlândia e Augustinópolis. Após a finalização, os servidores receberam um certificado com carga horária de 40 horas. O trabalho conta com a parceria da Fundação Hospitalar Alfredo da Mata (FUHAM), da Plataforma de controle de Qualidade Controllab.

LACEN-TO

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins realiza diagnósticos laboratoriais de agravos de interesse de saúde pública, controle de qualidade das análises de saúde pública realizados nos municípios, controle de qualidade ambiental e de produtos, capacitação de profissionais multidisciplinares e supervisão na rede estadual de laboratórios.


Fonte: Karoliny Santiago/Governo Tocantins
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias