Saúde SAÚDE

Ampliação da vacinação contra influenza é liberada para toda a população tocantinense

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS) e iniciou a ampliação da vacinação contra influenza para toda a população tocantinense com idade acima dos 6 meses.

Por GG Notícias

16/05/2023 às 11:27:27 - Atualizado há

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS) e iniciou a ampliação da vacinação contra influenza para toda a população tocantinense com idade acima dos 6 meses. Em um período de 44 dias de campanha, apenas 21,92% do grupo prioritário foi imunizado, o que motivou a expansão da cobertura vacinal.

A orientação da SES-TO é direcionada a todos os 139 municípios do Tocantins, que devem disponibilizar parte das mais de 300 salas de vacina existentes em todo o Estado. O objetivo principal é ampliar a imunização contra a gripe antes da chegada do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar.

Diandra Sena, gerente de imunização da SES-TO, ressalta a importância da ampliação para aumentar a cobertura vacinal no estado e proteger a população. Até o momento, a cobertura está abaixo de 22%, o que é preocupante, considerando o aumento esperado de casos de influenza A e B nessa época do ano.

A decisão de ampliar a vacinação baseia-se nos benefícios que a imunização pode proporcionar às pessoas que não estão incluídas nos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Além disso, busca-se reduzir a demanda por atendimentos ambulatoriais e internações durante o outono e inverno, períodos em que as doenças respiratórias são mais comuns, especialmente em ambientes fechados e com pouca ventilação.

A vacinação contra influenza é segura e bem tolerada, com poucas manifestações adversas. A vacina é fabricada com vírus inativados e purificados, não sendo capaz de causar a doença. A composição e concentração dos antígenos são atualizadas anualmente, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Ministério da Saúde destaca que a vacina pode ser administrada simultaneamente com outras do calendário nacional.

Para receber a vacina, é importante levar um documento de identificação com foto, carteira de vacinação e documentos que comprovem a inclusão no grupo prioritário.

O Tocantins recebeu 550 mil doses da vacina contra influenza neste ano, destinadas a imunizar 549.933 pessoas dos grupos prioritários. No entanto, até o momento, apenas 47.097 pessoas foram vacinadas. A ampliação da vacinação busca aumentar a cobertura e garantir a proteção da população tocantinense contra a gripe.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias