Saúde Saúde

Unidade móvel de saúde da mulher oferece mamografia gratuita em Palmas para prevenção ao câncer de mama

Exames rápidos e resultados em 10 dias permitem diagnóstico precoce e maiores chances de cura

Por Redação

13/06/2023 às 20:30:00 - Atualizado há
Reprodução

Palmas, a capital do Tocantins, recebe uma iniciativa importante para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Uma unidade móvel de saúde da mulher está disponibilizando exames de mamografia gratuitamente no estacionamento do Centro de Atividades do Sesc. Com os resultados dos exames saindo em apenas 10 dias, a ação visa combater essa doença que afeta milhares de mulheres todos os anos.

O câncer de mama é uma preocupação global e, de acordo com o Instituto do Câncer (INCA), é esperado que o Tocantins registre pelo menos 320 casos da doença em 2023. Com o objetivo de enfrentar essa estatística alarmante, a unidade móvel de saúde da mulher está oferecendo mamografias gratuitas em Palmas.

Para realizar o exame, é necessário apresentar documentos como RG, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço. O atendimento acontece das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, com os exames sendo realizados pela manhã. A assistente social Guiomar Campos aproveitou a oportunidade e enfatizou a importância de cuidar da saúde. Ela ressalta que não se pode brincar com o câncer, uma doença que causa grande temor. "A mulher tem que se cuidar, fazer periodicamente a mamografia, ir ao médico... precisamos nos cuidar para chegar à terceira idade com saúde", comenta.

A recomendação médica é que, a partir dos 40 anos, a mamografia seja realizada pelo menos uma vez ao ano. Seguir essa rotina anual permite que 95% dos casos de câncer de mama sejam descobertos em estágios iniciais, aumentando significativamente as chances de cura. A unidade móvel de saúde da mulher proporciona um serviço ágil, com o resultado do exame sendo entregue em apenas 10 dias.

Fabrícia Pinheiro, assistente social do Sesc, explica que os laudos dos exames são emitidos pelo renomado Hospital do Amor de Barretos. As mulheres que realizam a mamografia na unidade móvel precisam pegar o laudo e apresentá-lo ao médico para análise e orientações adicionais.

Outra mulher que reconhece a importância dessas oportunidades para cuidar da saúde é Gildete Brito, uma autônoma que aproveitou a iniciativa. Ela destaca as dificuldades de acesso ao sistema público de saúde, ressaltando a demora e os obstáculos para obter um agendamento adequado. "Quando surge uma oportunidade como essa, é hora de aproveitar. Já se passaram 3 anos e é muito bom cuidarmos de nossa saúde, monitorando como estamos", afirma Gildete.

A unidade móvel de saúde da mulher em Palmas é uma iniciativa valiosa, permitindo que mais mulheres tenham acesso facilitado à mamografia e, assim, fortalecendo a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa ação traz esperança e a possibilidade de vencer essa doença que afeta tantas vidas. Cuide-se, faça sua mamografia e junte-se a essa luta pela saúde feminina.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias