Política

Inicia-se a CPI da 'caixa preta' das ONGs na Amazônia, revelando os bastidores do financiamento

Comissão parlamentar de inquérito busca transparência nos recursos destinados às organizações e desvendará possíveis irregularidades

Por Redação

14/06/2023 às 21:00:00 - Atualizado há
Revista Oeste

Nesta quarta-feira, 6, o Senado deu início à aguardada comissão parlamentar de inquérito (CPI) que promete abrir a tão debatida "caixa preta" das ONGs que atuam na região da Amazônia. Com a oposição ao governo Lula em maioria, a expectativa é de que sejam revelados os bastidores do financiamento dessas organizações.

A CPI terá dois focos principais: aumentar a transparência em relação ao Fundo Amazônia e aos recursos destinados às ONGs, além de esclarecer como os valores arrecadados em nome da Amazônia estão sendo utilizados. O senador Plínio Valério, presidente da comissão, ressaltou a preocupação com o "aparelhamento" das ONGs e a defesa da soberania nacional. No entanto, ele destacou que o objetivo não é demonizar as organizações, mas sim atender às demandas da população amazônica, que tem sido prejudicada por ONGs que supostamente não prestam serviços relevantes em troca dos recursos recebidos.

Logo no primeiro dia, representantes de povos indígenas e de importantes ONGs, como Greenpeace e WWF Brasil, compareceram à CPI das ONGs da Amazônia. A formação da comissão ficou definida da seguinte maneira: o senador Plínio Valério assume a presidência, tendo o senador Jaime Bagattoli como vice-presidente e o senador Márcio Bittar como relator.

A composição geral da CPI conta com nomes como Confúcio Moura, Marcio Bittar, Styvenson Valentim, Zenaide Maia, Lucas Barreto, Beto Faro, Chico Rodrigues, Jaime Bagattoli, Zequinha Marinho e Dr. Hiran. Esses parlamentares serão responsáveis por investigar minuciosamente as atividades das ONGs e analisar possíveis irregularidades nos recursos destinados a elas.

Com a abertura dessa CPI, espera-se que a verdade sobre o financiamento e as práticas das ONGs na Amazônia venha à tona, trazendo maior transparência e garantindo que os recursos sejam efetivamente utilizados em prol do desenvolvimento sustentável da região.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias