Política

Senador Marcos do Val se afasta por motivos de saúde; Marcos Rogério assume vaga na CPMI

Senador do Podemos-ES deixa atividades parlamentares temporariamente para cuidar da saúde; Marcos Rogério, do PL-RO, assume seu lugar na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito

Por Redação

21/06/2023 às 21:00:00 - Atualizado há
Foto: Agência Senado

Nesta quarta-feira, 21, o senador Marcos do Val, do Podemos-ES, decidiu se afastar temporariamente de suas atividades parlamentares para cuidar da sua saúde. A equipe do senador confirmou a informação e destacou que Marcos do Val buscará restabelecer sua saúde o mais breve possível, para então voltar com ânimo renovado às suas atividades no Senado.

Com o afastamento de Marcos do Val, o senador Marcos Rogério, do PL-RO, assume a vaga deixada por Do Val na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro. Essa mudança na composição da CPMI é relevante, pois essa comissão tem a responsabilidade de investigar os acontecimentos ocorridos naquele fatídico dia.

Na última quinta-feira, 15, a Polícia Federal realizou buscas e apreensões em três endereços relacionados ao senador Marcos do Val: sua casa em Brasília, sua residência no Espírito Santo e seu gabinete. A ação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na ocasião, os policiais passaram mais de duas horas no gabinete de Marcos do Val e saíram de lá com um malote. A operação foi realizada no contexto de apuração de suposta obstrução da Justiça. Vale ressaltar que, naquele momento, o senador não estava em Brasília, mas sim no Espírito Santo, comemorando seu aniversário.

Além disso, na semana passada, Marcos do Val divulgou documentos sigilosos da Agência Brasileira de Inteligência em seu perfil no Twitter. Essa ação resultou na suspensão de sua conta na rede social por determinação do ministro Alexandre de Moraes. Até o momento, a conta permanece indisponível.

Na terça-feira, 20, a bancada governista solicitou a saída de Marcos do Val da CPMI, alegando que ele é investigado no inquérito que apura supostos atos antidemocráticos no STF. A solicitação foi encaminhada ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do PSD-MG. No entanto, a resposta oficial ainda não foi divulgada.

Agora, com Marcos Rogério assumindo a vaga deixada por Marcos do Val na CPMI, é esperado que os trabalhos da comissão prossigam, investigando e analisando os eventos ocorridos no dia 8 de Janeiro. Enquanto isso, o senador Marcos do Val dedica-se à sua saúde, visando seu pronto restabelecimento para retornar às suas atividades parlamentares no futuro.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias