Política

Sabatina dos novos diretores do BC adiada devido aos festejos de São João

Parlamentares optam por adiar o debate para participar das celebrações juninas em seus estados" Palavras-chave:

Por Redação

22/06/2023 às 17:00:00 - Atualizado há
Foto: Agência Brasil

Em uma decisão que surpreendeu alguns, o Senado optou por adiar a sabatina dos indicados Gabriel Galípolo e Ailton Aquino para as diretorias de Política Monetária e Fiscalização do Banco Central (BC). O debate, originalmente programado para acontecer no dia 27 de junho, foi adiado para o dia 4 de julho.

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), explicou que a Casa decidiu postergar a apreciação dos nomes indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O motivo por trás desse adiamento, segundo o líder do governo Lula no Senado, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), é o desejo dos parlamentares de participar dos festejos juninos em seus respectivos estados.

Essa "folga" já estava previamente programada para a próxima semana, devido às festividades de São João. A interrupção dos trabalhos ocorre em um momento em que faltam menos de um mês para o início do recesso parlamentar, marcado para acontecer entre 18 e 31 de julho.

Randolfe Rodrigues destacou em entrevista aos jornalistas que a sabatina poderá ocorrer na semana seguinte, após medirem o pulso da situação. Ele ressaltou que essa é uma semana em que a Câmara dos Deputados deverá apreciar a própria regra fiscal e há a possibilidade de uma sessão do Congresso Nacional para avaliar projetos pendentes.

Os cargos em questão são de extrema importância para o Banco Central. Gabriel Galípolo, indicado para a Diretoria de Política Monetária, atuava como secretário-executivo do Ministério da Fazenda antes de ser escolhido pelo presidente Lula. Já Ailton Aquino dos Santos, indicado para a Diretoria de Fiscalização, foi anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Aquino é auditor-chefe no Banco Central e possui mais de 25 anos de experiência no cargo, tendo ocupado também a posição de chefe do Departamento de Contabilidade, Orçamento e Execução Financeira do BC.

Apesar do adiamento, a sabatina dos novos diretores do BC continua sendo uma pauta de grande relevância para o país. A escolha desses cargos estratégicos influencia diretamente a condução da política monetária e a fiscalização do sistema financeiro nacional. Portanto, é essencial que o processo de sabatina seja realizado com rigor e responsabilidade, garantindo a seleção dos profissionais mais qualificados para assumirem tais funções.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias