Política

Senador defende Campos Neto contra ataques de Lula e base aliada em tentativa de exonerá-lo

Plínio Valério reage aos ataques e denuncia uma orquestração para prejudicar o presidente do Banco Central

Por Redação

26/06/2023 às 08:15:00 - Atualizado há
Foto: Agência Senado

Nos últimos meses, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tem enfrentado uma série de ataques por parte do ex-presidente Lula e da base aliada. Diante desse cenário, o senador Plínio Valério, autor da Lei de Autonomia do Banco Central, saiu em defesa de Campos Neto, afirmando que essas críticas são parte de uma tentativa orquestrada para exonerar o presidente do BC.

Os ataques contra Campos Neto tiveram início em janeiro e têm se intensificado a cada mês, com pressões pela redução da taxa de juros, atualmente em 13,75%. Recentemente, Lula, que se encontra na Europa, declarou que Campos Neto "age contra a economia brasileira" e que a manutenção da taxa de juros é irracional. O ex-presidente também afirmou ter cobrado providências dos senadores em relação ao presidente do Banco Central, insinuando a possibilidade de sua demissão, já que seu mandato vai até 2024 e só pode ser revogado com aprovação do Senado.

No entanto, conforme estabelecido pela Lei Complementar 179/2021, que trata da autonomia do BC, a demissão do presidente do Banco Central só pode ocorrer caso haja "desempenho insuficiente comprovado e recorrente para o alcance dos objetivos do Banco Central do Brasil". Após as declarações de Lula, os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL) partiram para ataques pessoais contra Campos Neto, enquanto outros senadores aliados de Lula cogitam pedir sua exoneração.

Foto: Agência Senado

Para o senador Plínio Valério, esses ataques orquestrados dentro da base revelam que Lula está determinado a levar adiante sua intenção de exonerar Campos Neto, atuando dentro do Senado. No entanto, Valério acredita que não encontrará apoio suficiente no Senado para retroceder nessa questão. Ele afirma que esses ataques são parte de um amplo plano em andamento para exonerar o presidente do BC.

Apesar disso, o senador amazonense acredita que essa tentativa do governo não terá sucesso. Ele afirma que lutar por essa causa seria um retrocesso grave e causaria um terremoto destrutivo na economia brasileira. Valério reforça seu compromisso em combater essas investidas e defende que a estabilidade de Campos Neto é fundamental para o desenvolvimento econômico do país.

Diante dessa conjuntura, fica claro que a defesa de Campos Neto por parte do senador Plínio Valério visa proteger a autonomia do Banco Central e preservar a estabilidade econômica do Brasil, confrontando os ataques e denunciando uma possível orquestração para prejudicar o presidente do BC. Resta aguardar os desdobramentos dessa batalha política e o impacto que ela terá nos rumos da economia brasileira.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias