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Terminal intermodal para distribuição de fertilizantes e grãos será construído em Palmeirante

Expectativa é que obra esteja em pleno funcionamento agosto de 2022

Por Fernanda Cappellesso com informações da assessoria de imprensa

23/07/2021 às 08:33:32 - Atualizado há

A cidade de Palmeirante irá receber terminal intermodal. A obra, importante para atender a demanda de insumos fertilizantes e melhoria do escoamento de grãos da o agronegócio da região Matopiba, terá as obras iniciadas em agosto. A previsão é que seja entregue em até 14 meses.

O terminal, que se caracteriza pela utilização de mais de um modal de transporte, seja ele ferroviário, rodoviário, aquaviário ou aéreo, é utilizado para que o escoamento das cargas passe por mais de um setor. Por exemplo, quando uma grande carga de minérios precisa ser levada até um porto nacional, elas saem das mineradoras pelos caminhões e são transportadas nas rodovias. No meio do caminho até o porto, os caminhões param em um terminal intermodal e transferem as cargas para os trens, que irão finalizar o transporte pelas ferrovias.

A obra que será construída em Palmeirante faz parte do contrato de parceria firmado entre a VLI e a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (COPI), com investimento aproximado de R$ 200 milhões. O empreendimento faz parte de um novo ramal ferroviário, conectado à malha do Corredor Centro-Norte e interligado ao Terminal da COPI no Porto de Itaqui (MA), por meio do qual os insumos serão carregados e transportados por quase mil quilômetros até o terminal de Palmeirante. A capacidade inicial de movimentação proporcionada por esta nova estrutura será de 1,5 milhão de toneladas ao ano.

As operações no novo terminal devem iniciar no segundo semestre de 2022. A nova estrutura permitirá a movimentação do fertilizante importado pelo Terminal Portuário COPI no Porto do Itaqui pelo modal ferroviário, conectando o porto – via Estrada de Ferro Carajás e Ferrovia Norte-Sul – até o novo terminal que será construído e operado pela COPI em Palmeirante.

O espaçop contará com linha ferroviária para até 80 vagões e moega para descarga de dois vagões. Nele, os fertilizantes serão descarregados e transportados em esteiras mecanizadas para um novo armazém com capacidade estática de 60 mil toneladas.

Com a inauguração, a partir do terminal, o produto poderá ser expedido a granel ou em big bags em caminhões, com custos competitivos, utilizando-se do frete de retorno dos veículos que levam grãos ao terminal da VLI no mesmo local. Os insumos atenderão aos produtores situados numa área que abrange os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além de Tocantins, Maranhão e do Distrito Federal.

Ganhos econômicos

Além do desenvolvimento da infraestrutura e do aperfeiçoamento do sistema logístico na região, o projeto tem potencial para gerar aumento na arrecadação, fomentar o setor de serviços local, ao mesmo tempo em que favorece o ingresso de novas indústrias misturadoras de fertilizantes no Arco Norte, aproveitando o contrafluxo logístico e a capacidade de transporte deste novo corredor.

Durante as obras, também estão previstos a geração de até 450 empregos. Já no terminal, a previsão é que sejam criados 250 postos de trabalho, diretos e indiretos.

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