Agronegócio Agro

Adapec alerta municípios sobre restrições para eventos equestres e aglomeração de equídeos

A medida visa evitar a disseminação de mormo no Estado

Por Secom

05/10/2021 às 07:00:00 - Atualizado h√°

Com a retomada de exposi√ß√Ķes agropecu√°rias em alguns munic√≠pios do Estado, a Ag√™ncia de Defesa Agropecu√°ria (Adapec) alerta que, a Portaria n¬ļ 165 de 17 de junho de 2021, que trata da suspens√£o de eventos equestres e aglomera√ß√£o de equ√≠deos (asininos, equinos e muares) devido os casos de mormo registrados nos munic√≠pios de Filadélfia e Nova Olinda, est√° em vigor e deve ser observada pelos organizadores de eventos.

J√° nos munic√≠pios de Aragua√≠na, Pau D"arco, Bandeirante, Colinas do Tocantins, Baba√ßul√Ęndia, Barra do Ouro, Goiatins e Palmeirante que s√£o lim√≠trofes a Filadelfia e Nova Olinda mantém a suspens√£o de cavalgadas, tropeadas e qualquer eventos dessa natureza, mas, os eventos que s√£o registrados, autorizados e fiscalizados pela Adapec poder√£o ser realizados.

Segundo a respons√°vel técnica pelo Programa Estadual de Sanidade dos Equ√≠deos, Isadora Mello, o objetivo da medida adotada pela Ag√™ncia é proteger a sanidade do plantel equ√≠deo contra o mormo e a sa√ļde p√ļblica. "Os casos de mormo nesta regi√£o ainda n√£o foram sanados, e por isso, os organizadores de eventos equestres devem cumprir as recomenda√ß√Ķes previstas na legisla√ß√£o," ressaltou Isadora, acrescentando que, o contato entre animais sadios com animais doentes, aliado ao tr√Ęnsito de equ√≠deos contribui para a dissemina√ß√£o da doen√ßa.

No Tocantins, de janeiro a setembro foram registrados 17 casos positivos de mormo.

Mormo

O Mormo é uma doen√ßa infectocontagiosa causada por bactéria que acomete principalmente os equ√≠deos, n√£o tem cura, nem existe vacina. Nos equ√≠deos, os principais sintomas s√£o nódulos nas narinas, corrimento purulento, pneumonia, febre e emagrecimento. Existe ainda a forma latente (assintom√°tica) na qual os animais n√£o apresentam sintomas, mas possuem a enfermidade.

Para prevenir a doen√ßa, o produtor rural ao adquirir o equ√≠deo deve exigir a Guia de Tr√Ęnsito Animal (GTA) acompanhada de exames negativos da doen√ßa; participar apenas de aglomera√ß√£o de equ√≠deos fiscalizadas pela Adapec; evitar que o animal compartilhe bebedouros e comedouros, e em casos de suspeita da doen√ßa isolar o animal imediatamente e comunicar à Ag√™ncia para que ela proceda os exames cl√≠nicos e laboratoriais.

Comunicar erro
GG Notícias

© 2021 GG Notícias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Notícias