Saúde

Hospital Regional de Guaraí implanta Ouvidoria

O serviço tem como objetivo garantir melhorias no atendimento da rede hospitalar do Tocantins

Por GG Notícias

28/04/2023 às 09:00:00 - Atualizado há
Profissionais são capacitados para atendimento de demandas na ouvidoria do HRGUA Foto : Acervo SES-TO

A Ouvidoria é um canal de comunicação entre os serviços e o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável por receber sugestões, elogios, críticas e reclamações dos pacientes e seus familiares, buscando identificar falhas e promover melhorias. Ciente disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) tem trabalhado na implantação de ouvidorias nos hospitais estaduais. Na última semana foi implantada a Ouvidoria no Hospital Regional de Guaraí (HRGUA), um canal totalmente independente das demais áreas do hospital, que atuará de forma autônoma para atender os usuários e realizar as devidas averiguações."A implantação da ouvidoria vem contribuir para a transparência e a qualidade do atendimento nos hospitais, já que permite que as reclamações sejam registradas e acompanhadas. O hospital terá acesso a informações importantes para avaliar o desempenho dos servidores e garantir que os serviços sejam prestados de forma eficiente e humanizados", destacou a ouvidora do SUS, Iolanda Maria Batista. A ouvidora acrescentou que "o serviço será amplamente divulgado para a população, com informações sobre como entrar em contato e quais os tipos de demandas que podem ser registradas. Além disso, a equipe da ouvidoria é capacitada para realizar seu trabalho de forma adequada e eficiente", disse. Para o diretor geral do HRGUA, Claudio Reis, "a implantação de ouvidoria no HRGUA representa uma importante iniciativa para melhorar a qualidade do atendimento e promover a transparência e a efetividade dos serviços de saúde. Com isso, toda a população referenciada para nossa unidade, é beneficiada", afirmou.

Manifestações

As manifestações dos usuários junto à ouvidoria podem ser realizadas de forma presencial, por telefone (08000 64 27200) ou e-mail ([email protected]). Todos os registros são mantidos em sigilo e recebem um número de protocolo para acompanhamento posterior.

Ao fazer uma manifestação na Ouvidoria do SUS, é importante fornecer o máximo de informações possíveis, como data, local, nome do serviço ou profissional, entre outras informações relevantes. Dessa forma, é possível para a Ouvidoria realizar uma análise adequada do caso e buscar soluções efetivas.

Ouvidoria destaque

A Ouvidoria do SUS, no último ano, foi considerada uma das três ouvidorias mais atuantes do Estado, sendo premiada com o prêmio Ouvidoria Destaque 2021 e 2022 promovido pela Controladoria Geral do Estado (CGE).


Fonte: Governo do Tocantins
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