Saúde

SES-TO chama a atenção para a prevenção e combate à hipertensão arterial

O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade do diagnóstico preventivo e tratamento da doença

Por GG Notícias

29/04/2023 às 12:00:00 - Atualizado há
Data tem o intuito de conscientizar a população sobre a necessidade do diagnóstico preventivo e tratamento da doença. Foto: André Araújo/Governo do Tocantins

Na última quarta-feira, 26, foi celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A data foi instituída pela Lei Federal nº 10.439/2002 e tem o intuito de conscientizar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce e o tratamento da doença, além de chamar a atenção da sociedade para a importância de adquirir hábitos saudáveis de vida para promover a saúde. Dados da área técnica de hipertensão e diabetes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apontam que 340.063 tocantinenses possuem a doença. Diante do alto índice de hipertensos no Tocantins, foi inserido no Plano Anual de Saúde em 2023, atividades para a prevenção da doença, tratamento e acompanhamento das pessoas com hipertensão arterial. A técnica da SES-TO, Wanira Brito Soares, explica que "a Secretaria de Estado da Saúde vem realizando ações junto aos profissionais de saúde dos municípios, para qualificar a atenção integral, focada na prevenção e no controle da hipertensão arterial sistólica. Além disso, damos suporte ao desenvolvimento de ações de prevenção e controle deste agravo, já que a hipertensão arterial quase sempre é detectada tardiamente e é uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo". Em alusão à data, na sexta-feira, 28, será realizada uma ação para servidores da SES-TO. "Os servidores na sede da SES e dos Anexos I e Anexo VII receberão atendimentos direcionados, com avaliação da pressão arterial e terão um bate papo descontraído com orientações sobre tratamentos preventivos que utilizam recursos terapêuticos tradicionais voltados para a prevenção da hipertensão arterial e orientação alimentar".

Hipertensão Arterial

A "pressão alta" é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140?-90 mmHg (milímetro de mercúrio). A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireóide ou das suprarrenais.

Causas, sintomas e tratamento

As principais causas da hipertensão são a obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença. A doença geralmente é silenciosa, porém sintomas como falta de ar, tonturas, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de alerta. A grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal, atividade física regular, não fumar, moderar o consumo de álcool, entre outros.

Prevenção

– manter o peso adequado;

– não abusar do sal;

– praticar atividade física regular;

– abandonar o fumo;

– moderar o consumo de álcool;

– evitar alimentos gordurosos;

– controlar o diabetes.

Fonte: Erlene Miranda - Governo do Tocantins
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias