Saúde SAÚDE

Governo do Tocantins capacita profissionais da Atenção Primária à Saúde para acolhimento de pessoas idosas

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins está realizando oficinas do Projeto Qualificação da Atenção Ofertada às Pessoas Idosas na Atenção Primária à Saúde (APS), com o objetivo de capacitar gestores e coordenadores da APS das secretarias municipais de saúde para a implementação da avaliação multidimensional da pessoa idosa.

Por GG Notícias

12/05/2023 às 15:47:10 - Atualizado há

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins está realizando oficinas do Projeto Qualificação da Atenção Ofertada às Pessoas Idosas na Atenção Primária à Saúde (APS), com o objetivo de capacitar gestores e coordenadores da APS das secretarias municipais de saúde para a implementação da avaliação multidimensional da pessoa idosa. A iniciativa conta com a parceria do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de Carlos (UFSCar) e Coordenação de Saúde da pessoa Idosa na APS do Ministério da Saúde (MS) e tem como objetivo fortalecer e qualificar a assistência à pessoa idosa no estado.

Será oferecida teleconsultoria aos municípios de maio de 2023 a maio de 2024 para acompanhar as ações desenvolvidas e esclarecimentos de dúvidas relativas ao projeto. A iniciativa busca sensibilizar os profissionais da saúde para a importância de um olhar voltado para as dimensões clínicas, funcionais, psicológicas e sociais dos idosos, não focando somente na doença e sintomas, mas na construção de planos de cuidados individuais. A enfermeira da APS de Barrolandia, Patrícia Silva, destaca a importância do projeto para o acompanhamento e desenvolvimento de ações estratégicas que possibilitem aos profissionais da Atenção Primária em Saúde melhoria no atendimento à pessoa idosa.

O médico da APS/SES-TO, Diego Noleto, destaca que o projeto colabora no fortalecimento da saúde da pessoa idosa no estado, por meio da qualificação dos profissionais da Atenção Primária, unindo parceiros em relação à prestação de serviços para a comunidade. A gerontóloga e representante da UFSCar e MS, Isabela Martins, ressalta que o projeto acontece em nível nacional para subsidiar ações e dar apoio técnico para os municípios implantarem a avaliação multidimensional da pessoa idosa, melhorando e qualificando o cuidado.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias