Saúde SAÚDE

Governo do Tocantins implanta teste do olhinho para recém-nascidos no Hospital Regional de Paraíso

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) ampliou seus serviços de saúde ao implantar o Teste do Olhinho no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT).

Por GG Notícias

12/05/2023 às 17:18:09 - Atualizado há

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) ampliou seus serviços de saúde ao implantar o Teste do Olhinho no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT). O exame é realizado em recém-nascidos para detectar possíveis problemas na visão e pode ser feito ainda na maternidade ou nos primeiros dias de vida do bebê. A unidade hospitalar atende ao público todas as quintas-feiras, e em média, 90 bebês nascem por mês.

O exame do olhinho é realizado por um oftalmologista ou um pediatra treinado, capaz de identificar problemas que podem evitar danos permanentes à visão do bebê. A médica oftalmologista Thayse Maciel Sá explicou que o teste consiste em iluminar o olho do bebê com uma luz suave e observar a reação da pupila. Se a pupila se contrair em resposta à luz, significa que o olho está saudável. Caso contrário, pode ser um sinal de doenças como catarata, glaucoma, retinoblastoma ou outros problemas de visão.

A diretora geral do HRPT, Wal França, destacou que "o teste do olhinho nos recém-nascidos na nossa maternidade vem para compor com mais um serviço que iremos oferecer aos nossos pacientes. Todas as mães que tiverem seus bebês em nosso hospital e as que tiveram até dois meses antes ainda podem agendar atendimento, por estarem dentro do prazo preconizado para a realização".

O teste do olhinho é uma importante ferramenta para detectar problemas visuais precocemente, permitindo um tratamento adequado e prevenindo possíveis danos permanentes à visão dos recém-nascidos. É importante ressaltar que o exame não substitui a consulta oftalmológica regular, que deve ser feita anualmente a partir dos três anos de idade. A implantação do teste do olhinho no HRPT é mais uma iniciativa do governo do Tocantins para oferecer serviços de qualidade e garantir a saúde da população.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias