Saúde SAÚDE

Hospital Regional de Augustinópolis realiza cirurgia ortopédica menos invasiva com técnica de Ilizarov

O Governo do Tocantins tem investido em recursos para o abastecimento na rede hospitalar, visando garantir uma saúde de qualidade e com atendimento especializado.

Por GG Notícias

15/05/2023 às 11:25:38 - Atualizado há

O Governo do Tocantins tem investido em recursos para o abastecimento na rede hospitalar, visando garantir uma saúde de qualidade e com atendimento especializado. Nesse sentido, o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) realizou recentemente a segunda cirurgia ortopédica com a técnica de Ilizarov, que é menos invasiva e oferece a possibilidade de uma recuperação mais rápida e segura do membro afetado.

O procedimento foi realizado em Antônio dos Santos, de 42 anos, morador do município de Praia Norte, que sofreu um acidente de trânsito em 2022. Com a perna infeccionada, ele comemorou a oportunidade de retomar suas atividades com a ajuda do novo procedimento. O método Ilizarov é indicado para pacientes que apresentam traumas ou politraumas graves em ossos do corpo, e durante a cirurgia, é colocado um aparelho de fixação externa circular ou vertical que garante maior estabilidade e correção da lesão.

O médico ortopedista do HRAUG, José Carlos Figueiredo Fernandes Júnior, explicou que a escolha pela técnica de Ilizarov surgiu após verificar que o paciente possuía uma exposição de 10 cm de perda de osso, o que impossibilitava a locomoção. Com o novo procedimento, uma parte óssea foi retirada de um local e implantada onde estava o problema, gerando ao longo do tempo um novo osso. Essa técnica oferece uma possibilidade de segurança ao paciente, que poderia ao longo do tempo perder a perna.

Para a diretora geral do HRAUG, Cristiane Uchoa, o apoio do Governo do Tocantins e Secretaria Estadual da Saúde tem proporcionado uma descentralização dos serviços de alta complexidade, o que é muito importante para a população. Essa técnica cirúrgica é algo novo para a regional do HRAUG, mas em ambos os casos, foi a melhor conduta para que os pacientes pudessem permanecer com seus membros. Esse trabalho foi fruto de uma colaboração em conjunto com o Hospital Regional de Paraíso.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias