Saúde SAÚDE

Hospital Regional de Paraíso celebra o Dia Mundial de Doação de Leite Materno

O Hospital Regional de Paraíso (HRPT) realizou um evento em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Materno, celebrado globalmente em 19 de maio.

Por GG Notícias

25/05/2023 às 19:08:54 - Atualizado há

O Hospital Regional de Paraíso (HRPT) realizou um evento em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Materno, celebrado globalmente em 19 de maio. O objetivo da data é conscientizar sobre a importância da amamentação e da doação de leite materno para a saúde dos bebês.

O leite materno é reconhecido como o alimento mais completo e adequado para os recém-nascidos, fornecendo todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável. No entanto, nem todas as mães conseguem produzir leite em quantidade suficiente para suprir as necessidades de seus filhos. É nesse momento que a doação de leite materno se torna crucial.

A doação de leite materno é um ato solidário que pode salvar a vida de muitos bebês prematuros ou com baixo peso, que necessitam de cuidados especiais na UTI neonatal. Além disso, o leite doado também pode ser utilizado para alimentar bebês que perderam suas mães ou que possuem alguma condição de saúde que impeça a amamentação.

No estado do Tocantins, existem três bancos de leite (em Palmas, Gurupi e Araguaína) e três postos de coleta (em Paraíso e Porto Nacional). Para ser uma doadora de leite materno, é necessário passar por uma avaliação médica e seguir algumas recomendações de higiene e armazenamento do leite. Todo o leite doado passa por processo de pasteurização e é submetido a testes de qualidade antes de ser distribuído aos bebês que necessitam.

Dcheime Aparecida de Farias Medrado, responsável pela unidade de coleta de Paraíso do Tocantins, ressalta que "o leite materno é o alimento mais completo e essencial para a vida dos recém-nascidos, especialmente para os prematuros ou aqueles impossibilitados de sugar diretamente do seio materno. Ao doar leite materno, as doadoras podem alimentar o sonho de muitas mães ao proporcionarem esse importante ato de alimentar e proteger seus bebês. Toda mulher saudável está apta a ser uma doadora, basta ter o desejo de compartilhar esse ato de amor."

Naysa Juliana Rodrigues Maia Lopes, uma das doadoras presentes no evento, expressou sua felicidade em praticar esse ato solidário. Ela comenta: "Hoje estou aqui no Hospital de Paraíso para contribuir e ajudar outras crianças que precisam do leite materno para seu crescimento saudável. É um ato muito simples, mas traz um sentimento gratificante em saber que estou salvando uma vida."

Wal França, diretora geral do HRPT, enfatiza que "o leite materno é fundamental e essencial para a vida dos recém-nascidos. Sabemos que é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos. Dessa forma, a doação ajuda a salvar vidas e não prejudica a mãe ou seu bebê.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias