Saúde SAÚDE

Projeto Glossário Indígena facilita comunicação entre usuários indígenas e profissionais de saúde no Tocantins

A comunicação eficiente entre os usuários indígenas do Sistema Único de Saúde (SUS) e os profissionais de saúde é de extrema importância para o tratamento e auxílio adequados dos pacientes.

Por GG Notícias

30/05/2023 às 19:14:31 - Atualizado há

A comunicação eficiente entre os usuários indígenas do Sistema Único de Saúde (SUS) e os profissionais de saúde é de extrema importância para o tratamento e auxílio adequados dos pacientes. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) criou o projeto Glossário Indígena. Na semana passada, foi apresentado um esboço desse documento à Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde (MS), em Brasília.

Francisco de Assis Neves Neto, coordenador do Programa Diversidade na Saúde da SES-TO, destacou a importância da visita à Secretaria de Saúde Indígena para o avanço desse trabalho com o público indígena. Foi apresentado aos técnicos da Sesai o projeto Glossário Indígena, além de fornecer uma atualização sobre as parcerias para a sua implementação no estado do Tocantins. O coordenador ressaltou que o Tocantins é o primeiro estado a desenvolver um projeto para melhorar a comunicação e inclusão dos usuários indígenas com o SUS.

Durante a reunião com a equipe da Sesai, houve uma aproximação entre as partes envolvidas. A possibilidade de apresentar as ações voltadas para a melhoria da saúde da população indígena no Tocantins para a secretária de saúde dos povos indígenas foi um momento especial. O objetivo do estado é acolher plenamente esse público, e o retorno positivo da Sesai como parceira nessa causa mostra que o trabalho está no caminho certo, destacou o coordenador.

Carmem Pankararu, diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena da Sesai, enfatizou a relevância do encontro, ressaltando a necessidade de integração das ações entre as instituições. Ela destacou que a integralidade entre as partes é essencial e que a parceria está sendo fortalecida, pois acredita-se que trará bons resultados.

O Glossário Indígena é um projeto em desenvolvimento pela SES-TO, que visa auxiliar os usuários indígenas do SUS na comunicação com os profissionais de saúde. Isso facilitará o atendimento e permitirá diagnósticos mais ágeis e eficazes. O projeto é considerado pela própria Sesai como uma das alternativas para o avanço do trabalho de saúde indígena, fortalecendo a rede de atenção à saúde e qualificando o serviço prestado à população indígena no Tocantins, concluiu Robson José da Silva, diretor de Regulação.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias