Saúde SAÚDE

31 de maio - Dia Mundial sem Tabaco

Oferecido pela indústria tabagista como uma alternativa menos prejudicial do que os cigarros eletrônico e tradicional, o tabaco aquecido vem sendo tema de estudos científicos frequentes, um deles recentemente divulgado por pesquisadores da Universidade Metropolitana de Osaka (Japão), que descobriu que o produto, conhecido popularmente como heat not burn, pode tornar seu usuário mais predisposto à infecção grave pelo vírus da Covid-19.

Por GG Notícias

31/05/2023 às 07:15:30 - Atualizado há
A enfermeira especialista em Promoção à Saúde e docente de enfermagem na Estácio, Alessandra Clume Ferreira, explica as principais características entre os três. "O tabaco aquecido é um bastão aquecido por um dispositivo blindado, que não permite alteração pelo consumidor, não entrando em combustão, portanto, o aquecimento destas substâncias vira uma outra substância extremamente agressiva. No cigarro eletrônico, um líquido que pode ser composto de nicotina e associado a essências é aquecido para se transformar em vapor a ser inalado. O cigarro tradicional é composto por mais de 7 mil substâncias que ao entrarem em combustão transformam-se em outras substâncias extremamente tóxicas ao usuário, ao fumante passivo e ao meio ambiente", destaca.
A professora acrescenta que nos dispositivos fumígenos aquecidos há um aumento expressivo da possibilidade de o usuário ser acometido por doença respiratória aguda grave, devido à inalação dos diluentes aquecidos. "O tabaco aquecido – produto que não queima o tabaco e libera o sabor dele por meio do vapor - não pode ser apontado como uma alternativa menos nociva, tanto ao cigarro elétrico quanto ao cigarro comum", como aponta a profissional de saúde. "Não existe cigarro saudável. É muito grave ver a disseminação de informações equivocadas a respeito de substâncias tão maléficas ou propostas de compostos que não adoecem. A única forma saudável de cigarro é não consumir", enfatiza Alessandra.
Malefícios, tratamento e dados
A unanimidade a respeito do cigarro comum, do tabaco aquecido e do cigarro eletrônico é que todos causam malefícios à saúde, como explica Alessandra, entre eles o risco de desenvolver dependência química à nicotina, doenças coronarianas, acidente vascular cerebral, câncer de pulmão, abortos e impotência sexual. E segundo a profissional, os dados no Brasil e no mundo são alarmantes. "De acordo com a Vigitel (Vigilância de Fatores de Riscos e Proteção para Doenças Crônicas), no Brasil temos 9,1% de fumantes com 18 anos ou mais, sendo 11,8% de homens e 6,7% de mulheres. Segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2020, 22,3% da população mundial usava tabaco, sendo 36,7% homens, 7,8% mulheres", comenta.
A professora do curso de Enfermagem da Estácio ressalta que existe tratamento gratuito a quem deseja parar de fumar, oferecido pelo SUS. "Os interessados devem buscar as secretarias municipais de saúde e se informar sobre o programa antitabagismo da sua cidade", informa a especialista em Promoção à Saúde.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias