Internacional Guerra

Ucrânia realiza ações ofensivas em meio a avanços próximos a Bakhmut

Enquanto a Ucrânia reivindica sucesso em operações defensivas, a Rússia afirma repelir ofensivas em larga escala

Por Redação

05/06/2023 às 13:23:14 - Atualizado há
Anadolu Agency

A situação na Ucrânia continua tensa, com os combates se intensificando nas linhas de frente. Nesta segunda-feira (5), o governo ucraniano confirmou que está realizando "ações ofensivas" em determinados setores do front, enquanto reivindica avanços próximos à cidade devastada de Bakhmut, no leste do país. A vice-ministra da Defesa, Ganna Maliar, destacou a importância da operação defensiva, que inclui ações contraofensivas, como forma de garantir a segurança do país.

Segundo Maliar, o setor de Bakhmut é o epicentro das hostilidades, e as forças ucranianas estão obtendo êxitos significativos, avançando em uma frente ampla e ocupando as alturas dominantes. Enquanto isso, o inimigo está na defensiva. No entanto, as autoridades ucranianas minimizaram a magnitude dos ataques que Moscou alega ter repelido.

Por outro lado, a Rússia afirmou que repeliu ofensivas em larga escala por parte da Ucrânia, tanto no leste como no sudoeste do país, causando pesadas perdas humanas e materiais ao seu adversário. Essa escalada de confrontos reflete a tensão contínua entre as duas nações e a busca pelo controle dessas regiões estratégicas.

O governo ucraniano tem preparado uma grande contraofensiva há meses, com o objetivo de expulsar as tropas russas das áreas que ocupam. No entanto, as autoridades ucranianas têm mantido sigilo sobre seus planos e cronograma. Em maio, o grupo paramilitar russo Wagner anunciou a captura da cidade de Bakhmut, após uma das batalhas mais longas e mortais da guerra em curso.

Nesta segunda-feira, o chefe do grupo, Yevgeny Prigozhin, confirmou que as forças ucranianas haviam reconquistado parte da cidade de Berkhivka, ao norte de Bakhmut, demonstrando que a situação continua fluida e imprevisível.

Enquanto ambos os lados continuam a se engajar em combates intensos, a comunidade internacional mantém um olhar atento à região, preocupada com o agravamento do conflito e o potencial impacto humanitário. A situação na Ucrânia exige uma solução diplomática urgente para evitar um aumento ainda maior das tensões e a escalada do conflito.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia