Saúde Saúde

Perigos das Queimaduras: Alerta para os Riscos durante as Festas Juninas

As festas juninas, que ocorrem neste mês em todo o país, acendem o alerta para o perigo das queimaduras.

Por GG Notícias

07/06/2023 às 07:10:57 - Atualizado há
Reprodução/Redes Sociais

As festas juninas, que ocorrem neste mês em todo o país, acendem o alerta para o perigo das queimaduras. O Ministério da Saúde destaca que, embora sejam lembradas especialmente nesta época, as queimaduras ocorrem durante todo o ano.

Dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) indicam que, anualmente, cerca de 1 milhão de pessoas sofrem queimaduras no Brasil, com 100 mil buscando atendimento médico. As crianças e idosos são os mais vulneráveis, representando a maioria dos acidentes (70%), que ocorrem principalmente dentro de casa.

Em razão do Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, lembrado na terça-feira (6) - instituído pela Lei 12.026/2009 -, a SBQ promove anualmente a campanha Junho Laranja. O objetivo é alertar a população e as autoridades sobre os riscos de acidentes com queimaduras e os traumas que podem causar. Neste ano, a campanha tem como foco as queimaduras elétricas e conta com o apoio da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).

A escolha desse tema foi motivada pelos dados do Boletim Epidemiológico n° 47 do Ministério da Saúde, divulgado em dezembro de 2022, que evidenciou a necessidade de medidas incisivas para reduzir as taxas de acidentes elétricos. Entre 2015 e 2020, ocorreram no Brasil 19.772 óbitos por queimaduras, sendo que 46,1% dessas mortes foram causadas pela eletricidade. A campanha da SBQ alerta que as queimaduras elétricas podem levar à morte imediata no momento do trauma, correspondendo a 70% desses óbitos, e podem causar sequelas graves, como amputações.

Em uma entrevista a médica Kelly Danielle de Araújo, vice-presidente da SBQ, ressaltou que a maioria das vítimas de queimaduras elétricas são homens em idade produtiva, de 19 a 59 anos, especialmente aqueles envolvidos na construção civil informal. Ela enfatizou que, no Brasil, onde é comum as pessoas realizarem suas próprias construções e reparos em casa, os riscos são para todos, incluindo crianças, idosos, donas de casa e animais. A falta de adequação da fiação elétrica em residências aumenta o perigo de acidentes, assim como o uso de eletrodomésticos em más condições.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias