SaĂșde SaĂșde

Teste da Linguinha: a importância de diagnosticar precocemente as limitações dos movimentos da língua dos bebês

Fonoaudiólogos do Governo do Tocantins destacam a relevância do exame para prevenir problemas na amamentação e na fala das crianças

Por Redação

19/06/2023 às 13:00:00 - Atualizado hĂĄ
Foto: SES/TO

Nesta terça-feira, 20 de junho, celebramos o Dia Nacional do Teste da Linguinha, um exame fundamental que possibilita o diagnóstico precoce e o tratamento das limitações nos movimentos da lĂ­ngua dos bebĂȘs. Realizado por fonoaudiólogos em todas as maternidades geridas pelo Governo do Tocantins, esse teste desempenha um papel crucial na identificação e prevenção de problemas que podem afetar a amamentação e o desenvolvimento da fala das crianças.

No Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), a maior maternidade pĂșblica do Tocantins, foram realizados 5.367 testes da linguinha em 2022, e até maio de 2023, esse nĂșmero jĂĄ atingiu 2.398. A fonoaudióloga Paula Malcher Pimentel do Couto destaca que o exame é obrigatório desde 2014, com a Lei nÂș 13.002, e desempenha um papel fundamental na detecção precoce de possĂ­veis problemas de sucção dos bebĂȘs.

"Ao realizar o teste da linguinha no hospital, evitamos complicações na amamentação e possĂ­veis dificuldades na fala das crianças. A detecção precoce é essencial", ressalta Paula. O exame deve ser realizado entre 24 e 48 horas após o nascimento do bebĂȘ. Após a triagem feita pelo fonoaudiólogo, caso seja identificada alguma alteração no frĂȘnulo (membrana que conecta a lĂ­ngua ao assoalho da boca), o bebĂȘ é encaminhado para um cirurgião-dentista, que realizarĂĄ um pequeno corte, chamado de pique, sob anestesia local. Posteriormente, é realizada uma reavaliação do paciente.

LetĂ­cia dos Santos, mãe do pequeno José Santos, teve seu primeiro bebĂȘ recentemente e não estava ciente da importância do teste da linguinha. Ela comenta: "Eu jĂĄ tinha ouvido falar dos testes da orelhinha e do pezinho, mas não sabia sobre esse exame que verifica se o bebĂȘ tem a lĂ­ngua presa. Hoje, meu bebĂȘ realizou o teste da linguinha e estĂĄ tudo dentro da normalidade".

O teste da linguinha é uma etapa crucial nos cuidados com a saĂșde dos bebĂȘs, verificando se hĂĄ alguma alteração no frĂȘnulo que possa afetar a sucção e o desenvolvimento da fala. Sua realização é obrigatória em todas as maternidades do paĂ­s, garantindo que os profissionais de saĂșde possam intervir precocemente, caso necessĂĄrio.

No Dia Nacional do Teste da Linguinha, reforçamos a importância desse exame para garantir um futuro saudĂĄvel e promissor para as crianças, promovendo um desenvolvimento adequado desde os primeiros momentos de vida.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias