Esportes Automobilismo

Dudu Barrichello: a emocionante trajetória do jovem piloto que conquistou a vitória inédita na Stock Car

Filho de Rubens Barrichello supera desafios, acidente e cirurgia antes de alcançar o triunfo na categoria

Por Redação

20/06/2023 às 06:45:00 - Atualizado há
Foto: Marcelo Machado de Melo

No mundo do automobilismo, um nome de família já conhecido se destaca cada vez mais: Dudu Barrichello. Com apenas 21 anos, o talentoso piloto conquistou uma vitória inédita na Stock Car em Cascavel, escrevendo seu próprio nome na história do esporte brasileiro. Porém, essa jornada até o topo não foi fácil para o jovem paulista da equipe Full Time, que enfrentou obstáculos, acidente e até mesmo uma cirurgia antes de alcançar o tão esperado triunfo. Vamos conhecer mais sobre essa emocionante trajetória!

Apesar de ser filho do bicampeão da categoria e ex-piloto de Fórmula 1, Rubens Barrichello, Dudu não é um rosto novo na Stock Car. Sua estreia oficial aconteceu em 2021, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, quando substituiu o argentino Matías Rossi na equipe Full Time. Naquela ocasião, o colega de equipe não pôde viajar devido às restrições impostas pela pandemia do coronavírus na Argentina.

Dudu teve um início modesto, alcançando a 20ª e 25ª posições nas corridas 1 e 2, respectivamente. Ele retornaria à pista em Curitiba, onde obteve seu melhor resultado até então, um honroso nono lugar na corrida 2. Em 2022, Dudu teve a oportunidade de competir ao lado de seu pai na Corrida de Duplas, mas infelizmente a prova foi interrompida precocemente devido a batidas. O ano de 2023 começou com um 13º lugar em Goiânia na abertura do campeonato, porém um acidente durante a etapa de Tarumã colocou o jovem piloto fora da prova devido aos danos em seu carro. Para piorar, ele descobriu a existência de quatro pedras nos rins, que exigiram uma cirurgia.

Foto: Reprodução

Antes de retornar ao Brasil, Dudu dedicou uma parte significativa de sua carreira ao automobilismo nos Estados Unidos. Ele deu seus primeiros passos no kart em 2014 e estreou em carros de fórmula na temporada de 2018 da Fórmula 4 americana. No ano seguinte, ele ingressou na USF2000, categoria de base da Fórmula Indy, conquistando o vice-campeonato em 2020, com três vitórias, nove pódios e três pole positions.

Em 2021, aos 19 anos, Dudu migrou para a Europa para competir na Fórmula Regional Europeia (Freca), sob a administração da Federação Internacional do Automobilismo (FIA). Apesar de enfrentar dificuldades, ele garantiu a 29ª posição no campeonato e, no ano seguinte, trocou de equipe.

Pilotando pela Arden, Dudu conquistou a 11ª colocação no campeonato de 2022, com destaque para um terceiro lugar na etapa de Spa-Francorchamps, na Bélgica. No entanto, uma desclassificação posterior de um rival fez com que sua posição original de quarto lugar não fosse contabilizada. Mais uma vez, as adversidades técnicas do carro dificultaram a temporada do jovem piloto.

Foto: Marcelo Machado de Melo

Atualmente, Dudu corre na mesma equipe que seu pai, Rubens Barrichello, na Full Time. Essa parceria não é recente, pois Rubens e Dudu já foram colegas de equipe na edição de 2015 das 500 Milhas de kart, no Brasil, conquistando a vitória juntos. Dudu é o primogênito da família Barrichello, e seu irmão caçula, Fernando, também segue os passos no automobilismo, competindo atualmente na F4 espanhola após participar da temporada inaugural da Fórmula 4 Brasil em 2022.

A emocionante trajetória de Dudu Barrichello é um exemplo de determinação, superação e paixão pelo automobilismo. Com seu talento e perseverança, ele está construindo seu próprio legado no esporte, honrando o sobrenome que carrega. O triunfo inédito na Stock Car em Cascavel é apenas o começo de uma promissora carreira nas pistas, e estaremos ansiosos para acompanhar os próximos capítulos dessa história de sucesso.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias