Internacional Ciência

Revelações surpreendentes sobre os neandertais em exposição na Noruega

Mostra desbanca estereótipos e destaca inteligência, criatividade e empatia dos antigos hominídeos

Por Redação

20/06/2023 às 11:47:38 - Atualizado há
Foto: Tom björklund

No ano de 1856, quando o primeiro esqueleto de um neandertal foi descoberto no Vale de Neander, na Alemanha, a visão predominante dos pesquisadores era a de que essa espécie ancestral era composta por "moradores de caverna estúpidos". Ernst Haeckel, renomado zoólogo alemão, chegou até mesmo a nomear a espécie como "Homo stupidus". No entanto, a exposição Neanderthal, que teve sua inauguração em 11 de maio no Museu da Universidade NTNU em Trondheim, Noruega, busca mudar essa percepção ultrapassada sobre esses hominídeos.

Graças a recentes descobertas arqueológicas, os cientistas agora têm conhecimento de que os neandertais eram seres práticos e criativos. A exposição apresenta evidências de que eles dominavam a preparação de alimentos no fogo e que suas ferramentas revelam habilidades artesanais e tradições culturais.

Foto: Tom Björklund

Um aspecto notável é a inovação demonstrada por esses antigos hominídeos. Eles são creditados como os responsáveis pela criação da primeira cola, feita a partir do piche extraído da casca de bétula, encontrada nos machados de mão utilizados pelos neandertais. Trine Kellberg Nielsen, arqueóloga e idealizadora da exposição, explica que a cola era utilizada para fixar os machados em seus cabos, evitando possíveis acidentes.

Mas as surpresas não param por aí. Além de inteligentes e criativos, os neandertais aparentavam possuir uma qualidade notável: a empatia. Evidências arqueológicas sugerem que esses seres ancestrais cuidavam uns dos outros, demonstrando um comportamento compassivo. Um exemplo disso é o esqueleto encontrado na França, que apresentava sinais de gota e grande perda dentária. Apesar dos problemas de saúde, o indivíduo viveu por muitos anos, o que indica cuidados recebidos de seus companheiros neandertais.

Foto: Tom björklund

Os neandertais habitaram a Europa por aproximadamente 300 mil anos antes da chegada dos Homo sapiens. Análises genéticas revelam que há pouca variação em seu material genético, o que pode ter os tornado mais suscetíveis às mudanças. Por volta de 60 a 80 mil anos atrás, uma onda de Homo sapiens migrou da África para a Europa, superando rapidamente a população neandertal. Com o início dos cruzamentos entre as duas populações, é possível que os neandertais tenham sido diluídos a ponto de desaparecerem. No entanto, argumenta-se que eles nunca realmente desapareceram, pois todas as pessoas com ascendência fora da África possuem traços neandertais em seu DNA, variando entre um e quatro por cento.

A exposição Neanderthal na Noruega traz uma nova perspectiva sobre os neandertais, desmistificando estereótipos e evidenciando sua inteligência, criatividade e empatia. É uma oportunidade única para mergulhar na história desses antigos hominídeos e compreender melhor a complexidade e diversidade de nossos ancestrais.

Comentários Comunicar erro