Saúde Saúde

Hospital Regional de Araguaína transforma a vida de paciente com exame de videodeglutograma

Procedimento avançado identifica broncoaspiração e permite que paciente volte a se alimentar pela boca

Por Redação

22/06/2023 às 17:30:00 - Atualizado há
Foto: Gláucia Mendes

No Hospital Regional de Araguaína (HRA), um exame revolucionário está transformando a vida de pacientes que enfrentam dificuldades no trato digestivo. O videodeglutograma, realizado com equipamentos de última geração, tornou-se referência na rede pública de saúde do Tocantins desde 2013. Na última quarta-feira, 21, Joselio Neves Melo, de 43 anos, passou por esse procedimento e, emocionado, declarou: "Vou poder comer, graças a Deus!". Esse é apenas um dos inúmeros casos em que o exame trouxe esperança e alívio aos pacientes.

O videodeglutograma é conduzido pela equipe de fonoaudiologia do HRA, liderada pelo profissional Ives Marcelo Pinheiro Gonçalves. Seu objetivo é identificar se o paciente está sofrendo de broncoaspiração, uma condição em que alimentos ou saliva acabam entrando nas vias respiratórias, causando problemas como pneumonia aspirativa e até mesmo risco de morte. O exame é frequentemente realizado em pacientes que recebem alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e é particularmente útil para aqueles que apresentam disfagia (dificuldade em engolir) em decorrência de outras doenças, como câncer de cabeça e pescoço.

Ao detectar a presença de broncoaspiração, o videodeglutograma orienta os profissionais de saúde no direcionamento do tratamento adequado. Além disso, fornece informações valiosas sobre as alterações no trato digestivo, permitindo que os médicos determinem se o paciente pode voltar a se alimentar pela boca ou se é necessário recorrer à gastrotomia para garantir a ingestão de alimentos.

Patrícia Francisco da Silva, esposa de Joselio Neves, compartilhou sua alegria ao saber que seu marido poderia finalmente se alimentar pela boca após mais de dois meses de internação. Ela expressou sua gratidão, afirmando: "Ficou um mês na UTI e eu vinha pedindo a Deus por esse privilégio de alimentá-lo pela boca. Hoje, ouvir o fonoaudiólogo dizer que ele pode começar a comer alimentos leves me deixa muito feliz. Deus está abençoando".

Para Júlio Aparecido dos Santos, enfermeiro assistente do pronto-socorro, o resultado positivo traz uma imensa satisfação. Ele destacou que o trabalho realizado no hospital vai além do aspecto financeiro e que ver os pacientes se alimentando sem a necessidade de sonda é verdadeiramente emocionante.

O Hospital Regional de Araguaína, com sua equipe dedicada e o exame de videodeglutograma de última geração, está fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. A possibilidade de voltar a se alimentar pela boca traz uma sensação de normalidade e renova a esperança daqueles que passaram por momentos difíceis. É um exemplo inspirador de como a medicina avançada e o compromisso dos profissionais de saúde podem transformar vidas.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias