Esportes Esporte

Athletico aumenta preço, bate martelo, e Vitor Roque é do Barcelona; veja detalhes

Jovem atacante brasileiro é vendido por valor histórico em negociação entre Athletico e Barcelona

Por Redação

08/07/2023 às 13:45:12 - Atualizado há
Foto: José Tramontin

O Athletico Paranaense anunciou oficialmente a venda do talentoso atacante Vitor Roque para o Barcelona. A negociação, que foi finalizada neste sábado, marca um marco histórico no futebol brasileiro. O valor total da transferência alcança a impressionante marca de 74 milhões de euros, considerando o montante fixo, bônus e impostos. Com a cotação atual, o total chega perto dos R$ 400 milhões.

Essa transação, no papel, é a segunda maior da história do futebol brasileiro, superando a venda de Endrick, do Palmeiras, para o Real Madrid por 72 milhões de euros. Ainda assim, fica atrás apenas da icônica transferência de Neymar, do Santos para o Barcelona, em 2013, que atingiu a cifra de 88,4 milhões de euros.

O Athletico Paranaense manteve uma parcela de 20% dos direitos econômicos de Vitor Roque, o que torna essa negociação a maior entre clubes na história do futebol brasileiro, de acordo com o empresário André Cury, responsável pelo staff do jogador.

A transação foi conduzida pelo executivo do Athletico, Alexandre Mattos, e pelo diretor do Barcelona, Deco. Mattos esteve na Espanha por três dias, negociando e buscando melhorar a oferta. Os detalhes financeiros revelam que o valor fixo da transferência foi de 40 milhões de euros, enquanto os bônus somaram 21 milhões de euros. Impostos e taxas adicionaram 13 milhões de euros ao montante final, totalizando os 74 milhões de euros.

A diretoria do Athletico conseguiu convencer o Barcelona a manter Vitor Roque no clube até pelo menos o final de 2023. Existe também a possibilidade de o jogador se apresentar ao time espanhol em junho de 2024. Além disso, o clube paranaense manteve 20% dos 85% dos direitos econômicos para uma eventual revenda. Os outros 15% pertencem ao América-MG, que já recebeu sua parte na transação.

O contrato assinado entre Vitor Roque e o Barcelona tem validade de seis anos, indo até junho de 2029. Uma cláusula contratual foi estabelecida, estipulando o valor de 1 bilhão de euros como multa rescisória.

Essa negociação foi marcada por uma corrida contra o tempo. O Athletico Paranaense pressionou o Barcelona a fechar o acordo após o interesse demonstrado por Manchester United, PSG e Tottenham nos últimos dias. Os clubes ingleses estariam dispostos a fazer ofertas superiores às do time espanhol e chegaram a entrar em contato com o jogador.

Para evitar perder a jovem promessa brasileira para um rival europeu, o Barcelona acelerou o processo de assinaturas contratuais e finalizou a transferência. O clube catalão precisa se adequar ao fair play financeiro da La Liga e busca negociar alguns jogadores para cumprir o teto de gastos estipulado. Até o momento, Sergio Busquets e Jordi Alba já deixaram o clube.

Vitor Roque, tratado como uma verdadeira joia do futebol, teve uma trajetória meteórica até a concretização dessa transferência. Inicialmente, o interesse do Barcelona veio à tona no final do ano passado e ganhou força no início deste ano. O atacante se destacou no Sul-Americano Sub-20, sendo artilheiro da competição com seis gols e conquistando o título com a seleção brasileira. Em seguida, foi convocado para a seleção principal.

O jogador de apenas 18 anos despertou o interesse de vários clubes europeus, incluindo West Ham, Liverpool, Chelsea, Tottenham, Manchester United, Aston Villa e Arsenal. Porém, a transferência para o Barcelona foi a que se concretizou.

Vitor Roque se torna a transferência mais cara da história do Athletico Paranaense, superando a venda do volante Bruno Guimarães para o Lyon, em 2019, por 20 milhões de euros.

Essa negociação representa um marco para o futebol brasileiro e evidencia o talento e potencial de Vitor Roque. Com seu desempenho impressionante tanto no Athletico quanto nas seleções de base, o atacante promete brilhar ainda mais no cenário internacional.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias