Saúde

Presidente do CFO participa de Fórum de Saúde Bucal em Santos

Por Ascom CFO

04/08/2023 às 19:00:00 - Atualizado há
Foto: Reprodução

Foi realizado, na última segunda-feira (31/07), o Fórum de Odontologia e Saúde Bucal, na cidade de Santos, no litoral do estado de São Paulo. Promovido pelo grupo de comunicação Tribuna, com apoio do CRO-SP, o Fórum foi uma oportunidade para discutir a política pública de saúde bucal e os caminhos para a melhoria nos serviços e condições de trabalho para os profissionais da Odontologia.

O evento foi iniciado com a apresentação dos dados de uma pesquisa que retratou a realidade da saúde bucal e dos tratamentos odontológicos para a população da Baixada Santista e, na sequência, os temas foram debatidos em três painéis com apresentação e discussão.

Foto: Reprodução

O presidente do CFO, Juliano do Vale, fez um resumo das diversas lutas do Conselho em busca da valorização da Odontologia, do trabalho em prol de uma saúde bucal cada vez melhor para a população e falou sobre a relevância da representatividade política para essas conquistas. "Para discutir a valorização profissional, salários e condições de trabalho, precisamos que a população tenha consciência dos seus direitos e condições de acessar os serviços odontológicos. Essa condição está intimamente relacionada a nossa representatividade. Para a conquista dos direitos na área odontológica, precisamos sensibilizar a todos da relevância de estarmos bem representados na sociedade civil, no dia a dia do planejamento da saúde e podermos influenciar também no debate de políticas públicas, seja por meio das entidades de classe, seja por meio de representantes políticos", explicou.

Foto: Reprodução

A Coordenadora Geral de Saúde Bucal, Doralice Cruz, apresentou dados sobre o trabalho da rede de saúde pública no Brasil, e trouxe informações sobre as metas do Ministério da Saúde em relação a saúde bucal.

O presidente do CRO-SP, Braz Antunes, apresentou dados da saúde bucal no Estado de São Paulo e ressaltou a importância do evento. "Esse Fórum é uma oportunidade de, por meio dos dados obtidos na pesquisa, mostrar os anseios da população para a construção de uma saúde melhor. E não existe saúde integral, sem a saúde bucal", disse.

Foto: Reprodução

Ao encerramento do Fórum, o presidente Juliano do Vale destacou a qualidade da discussão e a oportunidade de poder falar sobre a Odontologia de forma aberta a população, como forma de conscientização sobre o tema. "A realização de eventos com essa temática é fundamental. A valorização da Odontologia passa por levar o palco da discussão, que hoje acontece no meio acadêmico e entre representantes do setor, para a população em geral. A saúde bucal é uma luta do CFO, de todo o Sistema Conselhos, e das entidades de classe. Com esse palco público, podemos conquistar também o apoio da população em busca de uma Odontologia mais valorizada", finalizou.

O Fórum também teve como convidados a cirurgiã-dentista Sandra Mara de Oliveira Gonçalves, representando o Departamento de Atenção Primária à Saúde da Prefeitura de Santos; Denise Abranches (Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do CRO-SP), Fábio Alves (Câmara Técnica de Estomatologia do CRO-SP) e Sidney Neves (Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do CRO-SP); e contou com a presença do secretário do CFO, Claudio Miyake, além de representantes de entidades e órgãos públicos de outros municípios da baixada santista e profissionais ligados ao setor.

Foto: Reprodução

Visita ao prefeito de Santos

Após o evento, o presidente do CFO, Juliano do Vale, ao lado de Braz Antunes e Doralice Severo compareceu a uma reunião com o prefeito de Santos, Rogério Santos, na sede do executivo. O prefeito, também cirurgião-dentista, abriu as portas da administração para eventos que possam promover a valorização da Odontologia, em mais uma oportunidade de estreitar laços em busca da promoção da qualidade do atendimento odontológico à população.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias