Esportes Esporte

Governo do Tocantins fortalece formação de árbitros com Escola de Arbitragem em Lagoa da Confusão

Curso, promovido pela Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju) e ATAF, busca capacitar profissionais para atuar no futebol amador e profissional em todo o estado.

Por Redação

19/03/2024 às 14:29:19 - Atualizado há
Foto: Seju

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), em parceria com a Associação Tocantinense dos Árbitros de Futebol (ATAF), promoveu nos dias 16 e 17 de março a 3ª edição da Escola de Árbitros do Tocantins, na cidade de Lagoa da Confusão. O curso tem como objetivo fortalecer a formação de árbitros que atuam tanto no futebol amador quanto no profissional em todo o estado.

O coordenador de Arbitragem da Seju e instrutor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Alfredo Sosa Zamora, ressaltou a importância da parceria para o desenvolvimento da arbitragem no estado. "Esse curso é de grande importância para a região e para o Tocantins. É uma oportunidade de formação de novos árbitros para atuarem nas competições realizadas em seus municípios e no Estado", destacou Zamora.

A Escola de Arbitragem em Lagoa da Confusão contou com a participação de 55 alunos inscritos, provenientes dos municípios da Região do Vale do Araguaia. O curso foi ministrado no estádio Municipal e no Centro Cultural Lêda Bernardon.

Além disso, estiveram presentes no evento o prefeito de Lagoa da Confusão, Thiago Soares Carlos, o secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Homário Lopes, e o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem e instrutor da CBF, Adriano de Carvalho.

A Escola de Arbitragem acontece aos finais de semana, com cerca de 35% das aulas ministradas de forma online. O programa abrange diversos temas, incluindo noções de psicologia aplicada à arbitragem, nutrição, legislação esportiva, prevenção de lesões esportivas e VAR (Árbitro Assistente de Vídeo). Os alunos recebem um livro oficial de regras e uma camiseta polo oficial da Escola de Árbitros. Além de Lagoa da Confusão, o curso será realizado nos polos de Guaraí e Araguatins, voltado para jovens e adultos entre 16 e 35 anos interessados em ingressar na arbitragem esportiva.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias