PolĂ­tica PEC dos Pioneiros

Congresso promulga PEC dos Pioneiros e convalida atos relativos à criação do Tocantins

Texto engloba atos praticados no estado entre 1Âș de janeiro de 1989 e 31 de dezembro de 1994, exceto os de mĂĄ-fĂ©

Por Fernanda Cappellesso com informações da Agência Camara

13/07/2021 às 10:54:24 - Atualizado hĂĄ

O Congresso Nacional promulgou na segunda-feira (12) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 397/17, do Senado, que convalida todos os atos administrativos praticados no estado do Tocantins decorrentes de sua instalação e ocorridos entre 1Âș de janeiro de 1989 e 31 de dezembro de 1994.

O texto, transformado na Emenda Constitucional 110, foi publicado nesta terça-feira (13) no DiĂĄrio Oficial da União. Com a medida, serão legalizados os atos daquele perĂ­odo especĂ­fico que tenham algum vĂ­cio jurĂ­dico e dos quais decorram efeitos favorĂĄveis para os beneficiados, ressalvados os atos de mĂĄ-fé.

A PEC foi aprovada pela Câmara dos Deputados na Ășltima quarta-feira (7). O relator, deputado Vicentinho JĂșnior (PL-TO), recomendou a aprovação do texto sem mudanças. Segundo o autor da proposta, o ex-senador Vicentinho Alves, a ideia é dar segurança jurĂ­dica para atos que viabilizaram a instalação do estado.

"Tocantins teve que se estruturar praticamente do zero, e a conjuntura administrativa precĂĄria e incipiente contrastava com a urgĂȘncia na adoção de diversos atos administrativos para melhorar as condições sociais da população", afirmou o deputado Vicentinho JĂșnior, durante a votação na Câmara.

Situação do estado

Na Ășltima semana, o Governo do Tocantins falou que a aprovação e a promulgação dessa PEC pode levar o estado a falĂȘncia.

A grande preocupação do Governo do Tocantins é, de fato, a legalidade do primeiro concurso pĂșblico do estado, após mais de 20 anos. Na ocasião, o concurso foi cancelado devido ao benefĂ­cio de 30 pontos de vantagem dados aqueles que eram considerados pioneiros da capital e do Tocantins. De acordo com informações fornecidas pela Procuradoria Geral do Estado, a consequĂȘncia prĂĄtica visa, em sĂ­ntese e em tese, que seja revisto o ato administrativo que exonerou todos os concursados de 1990.

A matéria que explica detalhadamente o que foi dito na entrevista coletiva, pode ser vista aqui,

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias