Entretenimento Ciência

Cientistas encontram fósseis de um dos maiores animais que já existiram na Terra

Esses animais foram extintos há 90 milhões de anos. Ilustração.

Por GG Noticias

06/05/2022 às 07:00:00 - Atualizado há
Esses animais foram extintos há 90 milhões de anos. Ilustração: Nobumichi Tamura

Olha que incrível! Fósseis de três ictiossauros gigantes foram encontrados por pesquisadores nas altitudes dos Alpes, na Suíça. Essas criaturas governaram os mares e eram um dos maiores animais na Terra.

Conhecido como "lagarto-peixe", o animal foi extinto há 90 milhões de anos.

Eles podiam atingir 80 toneladas e 20 metros de comprimento, podendo ser comparados a baleia-azul, hoje considerado o maior animal do mundo.

Fósseis raros

Segundo os cientistas, os fósseis desses animais são muito raros. Até o momento, era um grande mistério sobre a existência dos ictiossauros.

Foram encontrados três. Um tinha cerca de 20 metros de comprimento, enquanto o outro tinha 18 e o terceiro não foi identificado.

A descoberta mais emocionante foi de um dente gigante, o maior já encontrado. "Isso é enorme para os padrões dos ictiossauros: sua raiz tinha 60 milímetros de diâmetro – o maior espécime ainda em um crânio completo até hoje tinha 20 milímetros".

Dobramento dos Alpes pode explicar localização incomum dos fósseis

Apesar da altitude curiosa, o local antigamente abrigava o fundo de um grande lago, como revela um novo estudo, publicado no Journal of Vertebrate Paleontology.

A explicação para isso seria a movimentação das placas tectônicas que começou há 95 milhões de anos.

"Quando a placa tectônica africana começou a empurrar a placa tectônica europeia, criou pilhas de camadas de rochas cerca de 30 a 40 milhões de anos atrás".

"Acreditamos que os grandes ictiossauros seguiram cardumes de peixes na lagoa. Os fósseis também podem derivar de animais abandonados que morreram lá", explicou o coautor do estudo Heinz Furrer, curador aposentado do Instituto e Museu Paleontológico da Universidade de Zurique, em um comunicado.

O dente gigante! Foto: Universidade de Zurique

O dente gigante! Foto: Universidade de Zurique

Foto: Universidade de Zurique

A descoberta histórica – Foto: Universidade de Zurique

Fonte: Só Notícia Boa
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias