Internacional Encontro

Bispos do Tocantins, Pará e Amapá se encontram com o Papa Francisco no Vaticano

Por GG Noticias

28/06/2022 às 15:07:58 - Atualizado há

Os bispos do Regional Norte 3 (Tocantins, Pará e Mato Grosso) estão no Vaticano para realizarem, juntamente com os bispos do Regional Norte 2 (Pará e Amapá), a Visita ad limina Apostolorum. Um dos momentos mais esperados da visita é a audiência com o papa Francisco, ocorrida na manhã da segunda-feira, 27.

Na conversa com os bispos, o papa Francisco, demonstrou a sua preocupação com evangelização na Amazônia, com os povos tradicionais e o cuidado com a Casa Comum.

Para Dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Tocantinópolis: "Estar com o Santo Padre, o Papa Francisco é manifestar a comunhão das nossas igrejas particulares com o sucessor de Pedro. Os bispos dos regionais norte 2 e 3 da CNBB estão em Roma como peregrinos e trazem ao Santo Padre, o Papa Francisco a vida das suas Igrejas, a fé, a esperança, os anseios, dores e alegrias do povo que está sob os nossos cuidados de pastores. É uma visita de partilha da vida das nossas Igrejas, preocupações, esperanças e também para ouvir o que esses dicastérios esperam das Igrejas particulares. Faz parte da visita, celebrações das principais basílicas de Roma. Esperamos desse encontro com o Papa Francisco e os dicastérios momentos de comunhão, partilha, fortalecimento da fé e oração". Peço que rezem por nós, rezem pelo Santo Padre pela sua saúde estejam em comunhão conosco, pois estamos em comunhão e orações por todos vocês", finalizou o bispo.

O que significa a "Visita ad limina Apostolorum?

A "Visita ad limina Apostolorum" significa no limiar, na soleira, na entrada ou no limite (das basílicas) dos Apóstolos Pedro e Paulo. Trata-se, pois, de uma Visita Pastoral que os bispos devem fazer, a cada cinco anos (cf. CIC, can,. 399-400), para demonstrar a unidade das Igrejas locais (Dioceses) com a Igreja universal em Roma. A finalidade da visita Ad limina pode ser caracterizadas por três eixos fundamentais: a peregrinação ao túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo; o encontro com o Santo Padre e o contato com os Dicastérios da Cúria Romana.

Os bispos do Regional Norte 3 (Tocantins, Pará e Mato Grosso) realizam a vista juntamente com os bispos do Regional Norte 2 (Pará e Amapá).

Compõe o Regional Norte 3, os seguintes bispos:

1. Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo metropolitano de Palmas-TO –

presidente do Regional Norte 3 da CNBB;

2. Dom Dominique Marie Jean Denis You, bispo diocesano de Santíssima

Conceição do Araguaína-PA – vice presidente;

3. Dom Welligton de Queiroz Vieira, bispo diocesano de Cristalândia-TO –

secretário geral;

4. Dom Romualdo Matias Kujawski, bispo diocesano de Porto Nacional-TO;

5. Dom Giovane Pereira de Melo, bispo diocesano de Tocantinópolis-TO;

6. Dom Philip Eduard Roger Dickmans, bispo diocesano de Miracema do

Tocantins-TO;

7. Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo prelado de São Félix do Araguaia-MT.

Fonte: Folha do Bico
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias