Internacional Política Internacional

Biden firma acordo histórico para suspender teto da dívida dos EUA e evitar crise financeira

Após semanas de negociações, presidente Joe Biden sanciona lei que suspende o teto da dívida americana, garantindo o funcionamento do governo e evitando um possível shutdown.

Por Redação

03/06/2023 às 16:40:32 - Atualizado há
AFP

Em uma medida para evitar uma crise financeira iminente, o presidente Joe Biden selou um acordo crucial com o Congresso americano ao sancionar, neste sábado (3/6), a lei que suspende o teto da dívida dos Estados Unidos. Após semanas de negociações e imbróglios, republicanos e democratas encontraram um terreno comum para garantir o funcionamento do governo e impedir um possível shutdown.

O Departamento do Tesouro dos EUA havia alertado que, sem um acordo, não seria capaz de honrar seus compromissos a partir de 5 de junho. Diante dessa ameaça, a pressão para chegar a um consenso se intensificou. O acordo, costurado após intensas discussões entre os republicanos, que detêm a maioria na Câmara, e o governo democrata de Biden, traz um alívio necessário para a estabilidade econômica do país.

A suspensão do teto da dívida americana, que atualmente ultrapassa a marca de US$ 31 trilhões, estende-se até 2025. Em contrapartida, o governo se comprometeu a manter os gastos públicos estáveis nos próximos dois anos, aumentando-os apenas em 1% até 2025.

Embora o acordo tenha evitado o temido shutdown e a consequente falta de recursos para o governo, os termos da lei levantam dúvidas nos mercados globais quanto ao potencial impacto na economia. Nos últimos trimestres, os gastos governamentais desempenharam um papel relevante no crescimento dos Estados Unidos, o que agora tende a ser reduzido.

Para o governo Biden, a obtenção desse acordo representa um alívio significativo, evitando um cenário ainda mais adverso de shutdown. No entanto, a suspensão da dívida também implicará em limitações nos gastos governamentais, especialmente em um ano eleitoral crucial, como é o caso de 2024.

Com a possibilidade de concorrer à reeleição pelo Partido Democrata, Biden terá que lidar com essas limitações orçamentárias em um contexto político desafiador. Enquanto isso, especula-se que o ex-presidente Donald Trump, representando o Partido Republicano, também possa ser candidato, repetindo o duelo eleitoral que marcou o ano de 2020.

A suspensão do teto da dívida dos EUA é uma conquista fundamental para a estabilidade financeira do país, mas as consequências e desdobramentos desse acordo serão acompanhados de perto pelos mercados globais e pelos cidadãos americanos. A incerteza política e econômica continuará a moldar o panorama eleitoral nos próximos anos, enquanto o país avança em direção a um futuro repleto de desafios e oportunidades.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias