Internacional

Maior corretora cripto do mundo enfrenta alegações sérias nos EUA: Binance é processada por suposto desvio de ativos de clientes

Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos acusa a Binance e seu presidente de operar uma "teia de enganos" envolvendo manipulação de volumes de negociação e controle secreto de ativos

Por Redação

05/06/2023 às 17:15:52 - Atualizado há
Reprodução/Youtube

A Binance, líder global em corretagem de criptomoedas, está enfrentando sérias acusações nos Estados Unidos. A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) entrou com um processo contra a corretora e seu presidente-executivo, Changpeng Zhao, alegando operação de uma "teia de enganos" que envolvia o desvio de ativos de clientes e a manipulação artificial de volumes de negociação.

De acordo com a SEC, as principais alegações são as seguintes:

  1. Falha em restringir clientes americanos em sua plataforma;
  2. Enganar investidores sobre seus controles de vigilância do mercado;
  3. Operar uma bolsa de valores não registrada.

A queixa, apresentada em um tribunal federal em Washington D.C., também afirma que a Binance e Zhao secretamente controlam os ativos dos clientes, permitindo ao executivo misturar e desviar o dinheiro. Além disso, a corretora teria criado entidades americanas separadas como parte de um esquema complexo para contornar as leis federais de valores mobiliários.

Segundo a SEC, a Sigma Chain, uma empresa de negociação de propriedade e controlada por Zhao, estaria envolvida em operações de lavagem de dinheiro que inflaram artificialmente o volume de negociação de títulos de criptoativos na plataforma da Binance nos EUA, pelo menos de setembro de 2019 a junho de 2022.

Gary Gensler, presidente da SEC, declarou: "Alegamos que as entidades Zhao e Binance se envolveram em uma extensa rede de enganos, conflitos de interesse, falta de divulgação e evasão calculada da lei".

Em resposta às acusações, a Binance afirmou que defenderá vigorosamente a plataforma e destacou que, por não ser uma bolsa dos EUA, as ações da SEC têm alcance limitado. A Binance.US, controlada por Zhao, também considerou o processo "injustificado pelos fatos, pela lei ou pelo próprio precedente da Comissão".

Essas acusações representam apenas mais um obstáculo legal para a Binance, que já enfrentou um processo da Commodity Futures Trading Commission (CFTC) dos EUA em março, acusada de operar uma bolsa e um programa de conformidade ilegais. Zhao classificou as alegações como "decepcionantes" e uma "recitação incompleta dos fatos".

Além disso, a Binance está sendo investigada pelo Departamento de Justiça dos EUA por suspeita de lavagem de dinheiro e violações de sanções, de acordo com fontes familiarizadas com a investigação.

Fundada em 2017 por Zhao em Xangai, a Binance processa bilhões de dólares em negociações diárias, dominando o cenário de criptomoedas. A empresa foi envolvida em controvérsias anteriores, como a alegação de processar pagamentos para criminosos e empresas que buscam burlar sanções dos EUA.

Enquanto a Binance enfrenta uma série de desafios legais, a questão da sucessão do poder na empresa ganha destaque. Richard Teng, chefe de mercados regionais da Binance fora dos EUA, é visto como o candidato mais provável para suceder o atual presidente da empresa de criptomoedas.

A Binance está passando por um momento crítico, e os desdobramentos dessa situação serão acompanhados de perto pelos investidores e entusiastas do mercado de criptomoedas. A empresa terá que enfrentar as acusações e demonstrar sua transparência e conformidade com as regulamentações para reconquistar a confiança de seus usuários.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias