Agronegócio Plano Safra 2023

Governo Federal busca reconciliação com o agronegócio e anuncia financiamento do Plano Safra pelo BNDES

Presidente procura estreitar laços com o setor ao divulgar nova linha de crédito durante evento agrícola

Por Redação

07/06/2023 às 08:00:00 - Atualizado há
Reprodução/Redes Sociais

Em uma tentativa de reconciliação com o agronegócio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça-feira (6) um financiamento recorde de R$ 3,6 bilhões para o Plano Safra, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O anúncio ocorreu durante a abertura da Bahia Farm Show, uma importante feira de tecnologia agrícola realizada na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA).

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, foi o responsável por divulgar os detalhes dos recursos, que também incluem financiamento em dólar para a construção e ampliação de armazéns, obras de irrigação e compra de equipamentos, entre outras finalidades.

Durante sua participação no evento, Lula reiterou suas alegações de que a economia retraiu nos últimos anos em comparação aos governos anteriores do PT e enfatizou que suas gestões foram as que mais liberaram recursos para o agronegócio. Segundo ele, o apoio do Estado é fundamental para que o setor possa financiar máquinas, safras e garantir as exportações, beneficiando tanto pequenos quanto grandes produtores.

O presidente ressaltou que suas críticas não se dirigem aos produtores que atuam de forma responsável, mas sim àqueles que desrespeitam as restrições impostas em áreas sensíveis, como a Caatinga e a Floresta Amazônica. Lula enfatizou que a preservação ambiental é uma prioridade e afirmou que quem desmatar de forma ilegal enfrentará as consequências legais. Ele reforçou seu compromisso em proteger o país e sua biodiversidade.

Essa aproximação de Lula com o agronegócio ocorre após uma série de declarações controversas contra o setor, chegando a chamar empresários de "fascistas e negacionistas". Um exemplo disso foi sua ausência na organização da Agrishow em Ribeirão Preto (SP), em abril, evento no qual o ministro Carlos Fávaro não compareceu.

Com esse anúncio de investimentos significativos no Plano Safra, Lula busca estreitar laços com o agronegócio e demonstrar sua disposição em trabalhar em conjunto com o setor para impulsionar o desenvolvimento rural e a economia do país. Resta agora observar como essa nova estratégia do presidente será recebida pela comunidade agrícola e se resultará em uma maior colaboração entre o governo e os produtores do país.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias