Internacional

Maior navio de guerra do mundo, USS Gerald R. Ford, é colocado sob comando da Otan na Noruega

Embarcação de 333 metros de comprimento e 41 metros de largura participará de manobras no mar da Noruega sob a supervisão da Organização do Tratado do Atlântico Norte

Por Redação

07/06/2023 às 10:47:15 - Atualizado há
Reprodução

No cenário imponente do mar da Noruega, o USS Gerald R. Ford, considerado o maior navio de guerra do mundo, assume o protagonismo ao ser colocado sob o comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para participar de manobras e atividades de segurança marítima. Com suas impressionantes dimensões de 333 metros de comprimento e 41 metros de largura, essa verdadeira "cidade flutuante" possui a capacidade de abrigar 4,5 mil pessoas, além de 90 aviões e helicópteros.

A chegada do USS Gerald R. Ford às águas de Oslo, capital norueguesa, no dia 24 de maio marcou o início dessa missão estratégica. Desde a última sexta-feira, a embarcação está sob o comando aliado, preparada para realizar uma série de treinos e atividades que visam fortalecer a segurança marítima na região. A Otan ressalta que essa ação é cuidadosamente planejada, com a Noruega atuando como anfitriã dessas manobras.

O Grupo de Ataque Gerald R. Ford, responsável por essa imponente força naval, é composto pelo porta-aviões USS Gerald R. Ford (CVN 78), o Carrie Air Wing Eight (CVW 8), um agrupamento de esquadrões aéreos, o Esquadrão de Contratorpedeiros Dois (DESRON 2), o cruzador de mísseis guiados Ticonderoga USS Normandy (CG 60) e o contratorpedeiro classe Arleigh Burke USS Ramage. Essa formação impressionante reúne capacidades avançadas e demonstra o compromisso defensivo da Aliança da Otan na Área de Responsabilidade do Comandante Supremo Aliado da Europa (SACEUR).

A transferência de autoridade do USS Gerald R. Ford para a Otan representa uma exibição tangível e transparente das habilidades e recursos dessa força naval, em operações que abrangem todos os domínios. O comunicado oficial da organização destaca o comprometimento defensivo da Aliança, reforçando seu papel na garantia da estabilidade e segurança na região.

É importante lembrar que a última vez que a Otan assumiu o comando de um grupo de ataque de porta-aviões dos EUA foi em março de 2023, com o porta-aviões norte-americano USS George H.W. Bush no Mediterrâneo, durante sua participação no exercício Neptune Strike.

O USS Gerald R. Ford sob comando da Otan na Noruega são um lembrete do poderio militar e da cooperação estratégica entre os países aliados. Essa presença marcante no mar da Noruega reforça a dedicação em proteger as águas internacionais e manter a paz e a estabilidade em todo o mundo.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias