Agronegócio Tocantins

Araguaína rumo à liderança na produção de peixes: Fórum de Piscicultura busca impulsionar o potencial da região

Produtores, pesquisadores e acadêmicos se reúnem no 2º Fórum de Piscicultura em Araguaína para discutir inovação e tecnologia na criação de peixes e transformar a região em um polo produtivo

Por Redação

08/06/2023 às 11:00:00 - Atualizado há
Ruraltins

Araguaína, Tocantins - O 2º Fórum de Piscicultura em Araguaína, promovido pelo Governo do Tocantins em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e diversos outros órgãos, reuniu produtores, pesquisadores e acadêmicos em um encontro que busca impulsionar o potencial da região no setor de criação de peixes. Realizado como parte da programação da Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara 2023), o evento teve lugar no Parque de Exposição Dair José Lourenço, e contou com a participação de cerca de 80 pessoas.

O objetivo principal do Fórum foi apresentar as mais recentes tecnologias e inovações voltadas para o desenvolvimento da atividade piscícola no Estado, visando transformar Araguaína e região em um dos principais polos produtivos de peixes. O engenheiro de Pesca e coordenador do evento, Renan Sousa Silva, destacou a importância da participação dos produtores, que compunham cerca de 80% do público presente, evidenciando o reconhecimento da necessidade de buscar conhecimento para melhorar a produtividade. Ele expressou sua confiança de que, com a visão inovadora e o apoio das instituições parceiras, a região de Araguaína poderá se posicionar entre os três principais polos produtivos de peixes no Estado nos próximos anos.

A região do Bico do Papagaio, localizada no extremo norte do Tocantins e próxima a Araguaína, já se destaca como um novo polo de produção de peixes. Essa afirmação é respaldada pelo Anuário Peixe BR da Piscicultura 2023, realizado pela Peixe BR (Associação Brasileira da Piscicultura) em 2022. Segundo o anuário, os maiores produtores de pescado no Estado estão nas regiões sudeste, Bico do Papagaio, Centro e norte. As cidades de Almas (sudeste), Sítio Novo do Tocantins (Bico do Papagaio), Dianópolis (sudeste), Porto Nacional (Centro), Maurilândia (Bico do Papagaio), São Miguel (Bico do Papagaio), Itaguatins (Bico do Papagaio), Ipueiras (centro), Brejinho de Nazaré (Centro) e Guaraí (norte) são destacadas por sua produtividade.

A proposta da Câmara Setorial da Piscicultura é aplicar o Plano Municipal de Desenvolvimento da Piscicultura em regiões estratégicas, que incluem Araguaína, Colinas, Gurupi, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins e Porto Nacional. O engenheiro de Pesca do Ruraltins, Andrey Costa, explicou que a implementação desse plano visa solucionar problemas e tornar esses municípios autossustentáveis na produção de peixes.

Durante todo o dia, o Fórum ofereceu palestras e diálogos com foco no impulsionamento da cadeia da piscicultura. Os pesquisadores da Embrapa apresentaram informações sobre sistemas de produção, ativos de sexagem de peixes e a piscicultura no norte do Tocantins, incluindo um levantamento do perfil econômico médio das pisciculturas da região. O engenheiro de Pesca da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura, Dyego Santana, trouxe dados sobre a importância dos alevinos de qualidade. Além disso, o responsável técnico pelo Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) abordou as boas práticas para a sanidade dos peixes. Os técnicos do Ruraltins, Andrey Costa e Diego Barrios, falaram sobre as ações da Câmara Setorial da Piscicultura e a preparação de viveiros, respectivamente.

O evento contou com a parceria do Governo do Tocantins, Ruraltins, Adapec, Secretaria de Pesca e Aquicultura, Sebrae, Embrapa, Prefeitura Municipal de Araguaína, Sindicato Rural e a empresa Socil.

A realização do 2º Fórum de Piscicultura em Araguaína reforça o compromisso das instituições envolvidas em promover o desenvolvimento sustentável da piscicultura na região, impulsionando a economia local e criando oportunidades para os produtores. Com a união de esforços, inovação e adoção de tecnologias avançadas, Araguaína está no caminho para se tornar um polo produtivo de destaque no setor de peixes, consolidando sua posição como referência nacional.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias