Agronegócio

Porto de Paranaguá alcança recorde histórico: Exportação de soja atinge números impressionantes

Principal ponto de embarque do agronegócio, Porto de Paranaguá supera expectativas e estabelece novo patamar para as exportações de soja

Por Redação

13/06/2023 às 17:00:00 - Atualizado há
Porto de Paranaguá

O Porto de Paranaguá, reconhecido como uma das principais portas de saída do agronegócio brasileiro, alcançou um feito extraordinário no mês de maio: registrou um recorde nas exportações de soja. A instalação portuária, que tem desempenhado um papel crucial no escoamento do grão, enviou um impressionante total de 2,5 milhões de toneladas de soja e farelo.

A administração do Porto de Paranaguá comemora esse marco histórico, considerando que essa quantidade de exportações de soja em maio é a maior já registrada desde o início dos embarques do setor no porto, há 50 anos, em 1973. Além disso, o desempenho do último mês superou em 25% as projeções dos administradores, mesmo considerando apenas a soja e o farelo de soja, sem qualquer volume de milho.

A soja proveniente de nove estados brasileiros abastece o Porto de Paranaguá e seus subprodutos. O estado do Paraná, que abriga essa importante estrutura portuária, lidera com quase 55% de participação nas exportações locais. Os outros estados que compõem a lista são Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

No mês de maio, Paranaguá respondeu por aproximadamente 16% de todo o escoamento de soja e seus subprodutos do Brasil. Essa marca colocou a instalação portuária em segundo lugar, ficando atrás apenas do Porto de Santos, que detém 34% do mercado nacional e é o maior porto do país.

A cadeia produtiva da soja desempenha um papel fundamental no agronegócio brasileiro, liderando o setor. Atualmente, o Brasil ostenta a maior safra global dessa cultura e é o principal fornecedor para o mercado externo.

A colheita nacional representa impressionantes 42% da safra mundial de soja. Com esse volume, o Brasil é responsável por 55% de todo o comércio internacional nesse setor. Para o ano de 2023, a produção brasileira de soja deve atingir a marca de 93 milhões de toneladas, e as exportações do país são projetadas para chegar a 168 milhões de toneladas.

O recorde estabelecido pelo Porto de Paranaguá é um testemunho do potencial agrícola do Brasil e da eficiência logística dessa importante estrutura portuária. Com o contínuo crescimento e desenvolvimento do setor, o país consolida sua posição como líder mundial na produção e exportação de soja, contribuindo significativamente para a economia nacional e fortalecendo sua presença no mercado internacional.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias