Internacional

Tragédia no Mar Jônico: Naufrágio na costa da Grécia deixa 78 mortos

Autoridades lutam contra as adversidades para resgatar sobreviventes em operação de alto risco

Por Redação

14/06/2023 às 11:23:15 - Atualizado há
AP

Uma triste notícia abalou a comunidade internacional nesta quarta-feira (14), com o naufrágio de um barco na costa da Grécia que resultou na morte de 78 pessoas. Autoridades acreditam que o barco levava migrantes que partiram da Líbia e tinham como destino a Itália. Esse trágico incidente é considerado o mais mortal registrado no país europeu neste ano.

Segundo informações da polícia, as vítimas são migrantes que embarcaram na Líbia, buscando uma nova vida na costa italiana. O naufrágio ocorreu nas águas internacionais do Mar Jônico, próximo à península grega do Peloponeso. Uma operação de resgate em larga escala foi imediatamente mobilizada, envolvendo um avião e um helicóptero das Forças Armadas gregas, além de seis embarcações. No entanto, as fortes rajadas de vento têm dificultado os esforços de resgate.

"A partir das primeiras horas desta quarta-feira, uma grande operação de resgate foi iniciada em Pilos, após o naufrágio de um barco de pesca com um grande número de migrantes a bordo", relatou a Guarda Costeira grega.

Foto: AP

As vítimas resgatadas foram levadas para Kalamata, localizada no sudoeste de Athenas. Quatro delas, em estado crítico, foram transportadas de helicóptero para um hospital local. A Guarda Costeira informou que um avião de vigilância da agência europeia Frontex detectou a embarcação na tarde de terça-feira, mas os passageiros "recusaram ajuda".

A região do Mediterrâneo continua sendo um dos principais pontos de passagem para dezenas de milhares de pessoas que buscam desesperadamente uma chance de uma vida melhor na Europa, provenientes principalmente da África e do Oriente Médio. A Grécia, a Itália e a Espanha são os principais destinos dessas pessoas em busca de esperança e oportunidades.

Em meio a essa tragédia, equipes de resgate e organizações humanitárias enfrentam condições climáticas adversas e obstáculos logísticos para salvar vidas e fornecer apoio aos sobreviventes. Essa dolorosa perda de vidas é um lembrete sombrio dos desafios enfrentados por migrantes em busca de segurança e um apelo urgente para uma ação coordenada para prevenir mais tragédias no futuro.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias