Internacional

Ataque Ambientalista: Fazenda Experimental na França é Alvo de Vandalismo Extremo

Vândalos destroem estufas, equipamentos e plantações, causando prejuízo financeiro e indignação

Por Redação

14/06/2023 às 22:30:00 - Atualizado há
Reprodução/Twitter

Um ato chocante de vandalismo extremo deixou a comunidade científica e agrícola da cidade de Nantes, no oeste da França, perplexa e indignada. Uma fazenda experimental, onde valiosas pesquisas para desenvolver técnicas agrícolas ambientalmente melhores são realizadas, foi alvo de ativistas ambientais que mais se assemelham a "terroristas ambientais". Cerca de mil indivíduos invadiram a área no último domingo, dia 11, e não pouparam esforços para destruir tudo em seu caminho.

Os proprietários da fazenda relataram que os vândalos rasgaram as telas das estufas, pisotearam as plantas, danificaram sistemas de irrigação e até semearam trigo sarraceno por todo o solo. O prejuízo financeiro causado por essa ação ultrapassa milhares de euros, conforme informaram os agricultores franceses à imprensa local. Indignados, os produtores acionaram as autoridades policiais na segunda-feira, dia 12, exigindo uma investigação rigorosa para punir os responsáveis por essa destruição impensável. O presidente do sindicato agrícola de Nantes, Régis Chevallier, descreveu a ação dos ativistas como um verdadeiro tornado e compartilhou fotos da devastação nas redes sociais, questionando a impunidade desses vândalos.

Os perpetradores desse ato de vandalismo pertencem a um grupo chamado "Les Soulèvements de la Terre" (As Revoltas da Terra), e alegam que o uso de areia nas plantações experimentais e a horticultura industrial são os motivos por trás de seu ataque. Em uma publicação no Twitter, o grupo ironizou as estufas rasgadas, afirmando que agora "será mais fresco". Chevallier revelou que já conhecia membros desse grupo e, apesar de suas divergências, nunca imaginou que seriam alvos de uma ação tão devastadora. Em suas palavras: "Ninguém poderia imaginar que seríamos alvos. Era inconcebível. Apesar das nossas diferenças, nunca pensamos que chegariam ao ponto de destruir uma estufa onde estamos justamente experimentando soluções que eles questionam. Depois do que aconteceu, é difícil aceitar a ideia de que eles estejam interessados em dialogar".

A ação irresponsável dos vândalos deixou também uma pesquisadora de Toulouse, que utiliza a área para seu estudo sobre o uso de plantas como herbicida, atônita e perplexa. Marie Brulfert comentou: "Eles atacaram uma estrutura que não tem nada a ver com as suas reivindicações". O jornal Figaro publicou um vídeo impactante com imagens da destruição causada pelo ataque.

Benjamin Boileau, um dos líderes desse grupo de vândalos, justificou o ato afirmando que pretendiam "apontar o dedo para os horticultores do mercado de Nantes, que estão em processo de expansão. Assim que uma fazenda para, eles saltam sobre ela para comprá-la e monopolizar os recursos, como água e areia".

Políticos franceses de diferentes espectros ideológicos condenaram veementemente os atos dos vândalos e exigiram uma investigação minuciosa, bem como punição para aqueles que causaram essa destruição. O vandalismo extremo não só coloca em risco a pesquisa e o progresso científico, mas também prejudica diretamente os agricultores locais e a busca por métodos agrícolas mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

Esse episódio lamentável é um lembrete de que as causas nobres não justificam ações violentas e destrutivas. É importante que o diálogo e o respeito prevaleçam no debate sobre questões ambientais, para que possamos avançar em direção a um futuro mais sustentável sem prejudicar o progresso e a pesquisa científica. A sociedade precisa encontrar meios de expressar preocupações e discutir soluções de forma pacífica e construtiva, garantindo que todos os pontos de vista sejam ouvidos e considerados.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias