Internacional

Belarus recebe armas nucleares táticas russas em medida de defesa estratégica

Presidente Alexander Lukashenko revela transferência histórica de armamentos para Belarus, fortalecendo a parceria com a Rússia

Por Redação

15/06/2023 às 06:45:00 - Atualizado há
Reprodução/Redes Sociais

Em um anúncio surpreendente, o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, revelou que seu país iniciou o recebimento de armas nucleares da Rússia, como parte de uma medida de defesa conjunta assinada entre os dois países no mês de março deste ano. Essa transferência marca a primeira vez, desde a queda da União Soviética em 1991, que o Kremlin compartilha esse tipo de armamento com uma nação fora de seu território. Com essa decisão estratégica, a Rússia fortalece seus laços políticos e de segurança com Belarus.

Durante uma entrevista concedida a uma emissora de TV estatal russa na terça-feira (13), Lukashenko revelou que alguns desses artefatos são até três vezes mais poderosos do que as bombas atômicas lançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Essa informação impactante ressalta a seriedade da medida de defesa adotada por Belarus em cooperação com a Rússia.

A escolha de Belarus como local para o armazenamento dessas armas nucleares é uma decisão estratégica da Rússia. O país faz fronteira com a Ucrânia e é vizinho de nações-chave no Leste Europeu, que são membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), como a Polônia, a Letônia e a Lituânia. A presença dessas armas nucleares táticas em Belarus aumenta significativamente a capacidade de defesa da Rússia na região e serve como uma mensagem clara aos países ocidentais.

Esse movimento russo é uma resposta direta às alegações do presidente Vladimir Putin, que acusou os Estados Unidos de posicionarem armas nucleares táticas em países aliados. Embora os EUA tenham criticado a decisão de Putin, eles afirmaram que não têm a intenção de alterar seu próprio posicionamento de armas nucleares estratégicas. O governo norte-americano também declarou não haver sinais de que a Rússia pretenda utilizar armas nucleares durante o conflito na Ucrânia.

A transferência de armas nucleares táticas para Belarus marca um marco na geopolítica atual e tem o potencial de redefinir as relações internacionais na região. As consequências e implicações dessa medida de defesa estratégica serão monitoradas de perto pelos especialistas e líderes mundiais.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias