Agronegócio

Desaceleração nas Exportações do Agronegócio no Governo Lula Preocupa o Setor

Faturamento do agronegócio brasileiro apresenta crescimento mais lento, aponta estudo da USP

Por Redação

17/06/2023 às 08:15:00 - Atualizado há
Ricardo Stuckert

As exportações do agronegócio brasileiro, que representam uma parcela significativa do faturamento do país no mercado externo, estão enfrentando uma desaceleração durante o governo Lula. Segundo um levantamento publicado pela Universidade de São Paulo (USP) na última terça-feira, dia 13, o faturamento do setor tem aumentado, porém em um ritmo mais lento se comparado aos anos anteriores.

De acordo com os pesquisadores da USP, ligados ao Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, o faturamento das exportações dos produtos do agronegócio brasileiro continuou crescendo nos primeiros quatro meses de 2023, mas em um ritmo menos acelerado do que nos anos anteriores. A pesquisa foi realizada com base em dados oficiais fornecidos pela Secretaria de Comércio Exterior, uma plataforma mantida pelo Governo Federal.

No período entre janeiro e abril, o Brasil obteve uma receita de US$ 50 bilhões com as exportações do setor. Esse resultado representa um crescimento de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, em 2022, o faturamento do setor teve uma expansão de 34% no mesmo intervalo, acompanhado por um aumento de 17% em 2021, conforme os dados do governo federal.

O Brasil é líder no comércio de diversos produtos agropecuários e agroindustriais entre os países. Na agricultura, o país se destaca como o maior exportador de soja e milho, por exemplo. Além disso, o rebanho bovino comercial brasileiro é o maior do mundo, e a agroindústria nacional é a principal exportadora global de produtos como carne bovina, frango, suco de laranja e açúcar.

É importante destacar que as exportações do agronegócio correspondem a quase metade da receita total do Brasil proveniente do mercado externo. Portanto, a desaceleração nesse setor causa preocupação, tanto para os produtores e empresários do agronegócio quanto para a economia do país como um todo.

Diante desse cenário, é fundamental que sejam identificadas e implementadas medidas que impulsionem o crescimento das exportações do agronegócio, garantindo a competitividade do setor e fortalecendo a posição do Brasil como protagonista no mercado internacional. Ações voltadas para o incentivo à produção, a abertura de novos mercados e a melhoria da infraestrutura são essenciais para reverter essa desaceleração e manter o agronegócio como um dos principais motores da economia brasileira.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias