Agronegócio

Tocantins se destaca na produção de milho e projeta crescimento para outras cadeias produtivas

Segunda safra do cereal registra aumento na área plantada e estimativa de 2,26 milhões de toneladas de grãos

Por Redação

20/06/2023 às 09:00:00 - Atualizado há
Foto: Seagro

A produção de milho no Tocantins tem conquistado uma notoriedade cada vez maior, especialmente na segunda safra, conhecida como safrinha. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada no estado alcançou a marca de 400 mil hectares, representando um crescimento superior a 14% em relação à segunda safra do ano anterior. As projeções indicam que a produção atingirá cerca de 2,26 milhões de toneladas de grãos de milho, um aumento de 15% em comparação com a safra anterior, 2021/2022.

A colheita do cereal está ocorrendo de forma escalonada, conforme a necessidade dos produtores em cumprir contratos de entrega ou suprir suas demandas financeiras. Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Thadeu Teixeira Júnior, o preço do milho, tanto no mercado interno quanto para exportação, tem incentivado os produtores a prolongar o período de armazenamento no campo. Essa situação se deve, em parte, à quantidade significativa de soja ainda estocada nos silos e armazéns, principalmente devido à baixa cotação do cereal.

As principais regiões produtoras de milho da segunda safra no Tocantins concentram-se nos municípios de Porto Nacional, Campos Lindos, Caseara, Paraíso e Pedro Afonso. Segundo a Conab, estima-se que a colheita ainda esteja em torno de 5% nessas regiões, exceto em Pedro Afonso, onde aproximadamente 30% da área já foi colhida, números semelhantes ao do ano anterior.

Thadeu Teixeira, engenheiro agrônomo da Seagro, ressalta que o estado do Tocantins tem ampliado ano após ano tanto a área plantada quanto a produção de milho. Esse crescimento impulsiona o desenvolvimento de outras cadeias produtivas, como a bovinocultura, especialmente em sistemas de confinamento, a piscicultura e a avicultura. Além disso, empresas já estão estudando a implantação de usinas de etanol de milho, evidenciando ainda mais a força da produção de grãos no Tocantins.

Com um cenário promissor na produção de milho, o Tocantins mostra sua capacidade de impulsionar o agronegócio e diversificar sua economia. A expansão do setor agrícola traz consigo o potencial de gerar empregos, aumentar a arrecadação e fortalecer a posição do estado como um importante protagonista na produção de alimentos e insumos agroindustriais. A expectativa é que o crescimento continue e que novas oportunidades surjam para impulsionar o desenvolvimento regional.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias