Internacional

Orcas atacam barcos da The Ocean Race: Um encontro assustador no Oceano Atlântico

Membros da equipe relatam momentos de tensão durante a maior prova de vela do mundo

Por Redação

23/06/2023 às 23:00:00 - Atualizado há
Foto: Reprodução/Twitter

Um episódio tenso e assustador marcou a Ocean Race, a maior competição de vela do mundo, quando um grupo de orcas atacou os barcos das equipes JAJO e Mirpuri Trifork Racing. Apesar da gravidade da situação, não houve feridos nem danos materiais significativos nas embarcações, mesmo com as baleias empurrando, batendo e mordendo os lemes dos barcos do modelo VO65 que participam do "The Ocean Race Sprint".

O incidente ocorreu na última quinta-feira, por volta das 14h50, no Oceano Atlântico, próximo a Gibraltar. Essa área é conhecida pelos ataques de orcas a navios, nos quais as baleias atingem repetidamente o casco ou os lemes das embarcações. No entanto, desta vez, os barcos de competição foram os alvos.

Jelmer van Beek, capitão do Team JAJO, relatou o momento de perigo vivenciado pela equipe: "Há 20 minutos, fomos atingidos por algumas orcas. Três delas vieram diretamente para nós e começaram a bater nos lemes. É incrível ver esses magníficos animais nos atacando. Foi um momento assustador para a equipe. Reduzimos a velocidade e recolhemos as velas o mais rápido possível. Felizmente, depois de alguns ataques, as orcas desapareceram."

Desde o início de 2023, foram registrados um total de 54 ataques de orcas, dos quais 13 causaram danos significativos às embarcações, chegando a colocá-las em risco de naufrágio. Esses ataques têm sido frequentes nessa região do Oceano Atlântico. De acordo com a revista especializada "Marine Mammal Science", as orcas podem atacar em resposta a danos prévios causados por navios ou quando veem as embarcações como uma ameaça. Outra possibilidade é que as orcas estejam brincando e confundam os barcos de competição como parte das suas interações sociais.

A The Ocean Race é conhecida por suas emoções e desafios, mas um encontro inesperado com esses animais majestosos adicionou uma dose extra de adrenalina à competição. Os membros da equipe JAJO e Mirpuri Trifork Racing tiveram que lidar com a imprevisibilidade da natureza e a imponente presença das orcas enquanto continuavam sua busca pela vitória.

Embora tenha sido um momento de tensão, é importante lembrar que as orcas são animais selvagens e merecem nosso respeito e proteção. Esperamos que as medidas adequadas sejam tomadas para evitar incidentes futuros e garantir a segurança de todas as equipes e dos animais marinhos que habitam essas águas desafiadoras.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias