Internacional

Escravas do Estado Islâmico: a dolorosa saga das mulheres e crianças yazidis vendidas e desaparecidas

Milhares de yazidis foram escravizados pelo EI no Iraque e na Síria, e apesar dos esforços de resgate, muitos seguem desaparecidos

Por Redação

17/07/2023 às 13:00:00 - Atualizado há
Foto: BBC

Há quase uma década, o mundo testemunhou a brutalidade do Estado Islâmico (EI) ao escravizar milhares de mulheres e crianças da minoria yazidi no Iraque e na Síria. Embora tenham sido feitos esforços para resgatá-las, muitas dessas vítimas ainda estão desaparecidas. Em 2014, o EI invadiu a região de Sinjar, no norte do Iraque, e sequestrou mulheres e crianças yazidis, lançando uma onda de horror que marcaria suas vidas para sempre.

Bahar, uma dessas mulheres corajosas, foi capturada pelo EI juntamente com seus três filhos pequenos. Ela testemunhou a perda de seu marido e filho mais velho, acreditando que ambos foram assassinados e enterrados em valas comuns. Submetida a uma cruel escravidão, Bahar foi obrigada a servir aos combatentes do EI e sofreu abusos físicos e sexuais diariamente.

O trauma vivenciado por Bahar é apenas uma das muitas histórias terríveis que surgiram após a ocupação do EI. As mulheres yazidis foram vendidas repetidamente como propriedade, sofrendo torturas físicas e emocionais nas mãos de seus captores. A exploração sexual era uma realidade constante, com muitas delas sendo "emprestadas" para outros combatentes do EI.

Foto; BBC

No entanto, em meio a essa escuridão, houve raios de esperança. Um grupo de resgate chamado Kinyat, liderado por Abu Shuja e Bahzad Fahran, dedicou-se a salvar as mulheres e crianças yazidis das mãos do EI. Através de uma arriscada operação de infiltrar-se em grupos de compra e venda online, eles conseguiram resgatar algumas vítimas e expor os crimes hediondos cometidos pelos membros do EI.

O destino dos yazidis, no entanto, permanece incerto. Mais de 6.400 mulheres e crianças foram vendidas como escravas, enquanto outros 5 mil yazidis foram mortos em um ato de genocídio. A destruição de Sinjar impediu que muitos retornassem às suas casas, e a instabilidade na região tornou-se um território perigoso, onde diversas milícias lutam pelo poder.

Enquanto Bahar, agora com 40 anos, lida com as marcas físicas e emocionais deixadas por anos de tortura e estupro, ela continua a procurar por seu marido e filho desaparecidos. Ela vive em um acampamento há oito anos, onde a sensação de segurança é algo difícil de alcançar. Os yazidis enfrentam um futuro incerto, com o medo constante de novos massacres pairando sobre eles.

Foto: BBC

A história das mulheres e crianças yazidis escravizadas pelo Estado Islâmico é uma lembrança chocante do extremismo e da violência que ainda assolam o mundo. É crucial que os esforços de resgate e apoio a essas vítimas sejam intensificados, garantindo que elas sejam libertadas do trauma e possam reconstruir suas vidas.

Nunca devemos esquecer as atrocidades cometidas pelo EI e o sofrimento indescritível imposto às comunidades vulneráveis. Somente através da conscientização e da ação conjunta podemos buscar um futuro onde a liberdade e a dignidade humana sejam protegidas para todos.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias