Internacional

China registra dia mais quente da história com temperaturas atingindo 52ºC enquanto John Kerry visita o país para tratar das mudanças climáticas

Recorde alarmante de calor coloca em evidência a urgência de ações contra as mudanças climáticas

Por Redação

17/07/2023 às 17:09:27 - Atualizado há
Foto: Getty Images

Sanbao, uma cidade localizada na região de Xinjiang, na China, entrou para a história ao registrar uma temperatura impressionante de 52,2ºC, estabelecendo um novo recorde nacional de calor. Coincidentemente, esse recorde foi estabelecido no mesmo dia em que o enviado especial dos EUA para o clima, John Kerry, visitou o país asiático para discutir avanços na luta contra as mudanças climáticas.

A Administração Meteorológica da China divulgou um comunicado confirmando o novo recorde, que superou o registro anterior de 50,6ºC estabelecido em julho de 2017. A situação extrema levou as autoridades da região a emitirem um alerta, pedindo aos trabalhadores e estudantes que permanecessem em casa e instruindo os veículos oficiais a borrifarem água nas principais vias. Em Turpan, uma cidade próxima a Sanbao, a temperatura do solo atingiu incríveis 80ºC, conforme relatado pelo CMA (Administração Meteorológica da China).

Enquanto isso, a visita oficial de John Kerry à China tem como foco principal as discussões sobre a redução das emissões de metano, a limitação do uso de carvão, o combate ao desmatamento e o auxílio aos países mais pobres no enfrentamento das mudanças climáticas. Observadores também apontam que a agenda das negociações entre Kerry e Xie Zhenhua, seu colega chinês, pode abordar as objeções da China em relação às tarifas dos EUA e outras restrições comerciais impostas aos componentes de baterias e painéis solares chineses.

Apesar das divergências existentes entre os dois países, tanto os Estados Unidos quanto a China afirmam que estão comprometidos em colaborar no combate às mudanças climáticas. Essas negociações são cruciais para impulsionar as ações climáticas globais e estabelecer as bases para acordos internacionais, como o histórico Acordo de Paris em 2015.

O registro alarmante do dia mais quente da história na China destaca a urgência de medidas efetivas para combater as mudanças climáticas. Enquanto o mundo enfrenta eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes, é imperativo que líderes e países unam esforços para implementar soluções sustentáveis e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A visita de John Kerry à China serve como um lembrete oportuno de que a ação climática não pode ser adiada e exige uma resposta global abrangente e imediata.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias